Apesar do governador Mauro Mendes (União) ter acenado um tímido apoio à candidatura do senador Wellington Fagundes (PL), as articulações do chefe do Executivo em terno de um palanque aberto ao Senado não está totalmente encerrada.
A informação partiu do senador licenciado Carlos Fávaro (PSD), que, nesta segunda-feira (25), admitiu a possibilidade do deputado federal Neri Geller (PP) aderir à proposta de Mendes para disputar as eleições na chapa governista ao lado de outros adversários da base aliada.
“Esse é um diálogo que acontece publicamente. Se isso for possível, as coisas podem se encontrar e dar certo, dando o direito de escolha livre ao cidadão, tendo o governador dois ou três candidatos ao Senado. Se não, a federação terá candidato. Não podemos falar por eles”, afirmou durante entrevista à rádio Capital FM.
A proposta de palanque aberto foi colocada na mesa depois que Neri procurou os partidos de esquerda em busca de apoio para o seu projeto ao Senado Federal. O parlamentar sustentou que não teve o espaço que esperava dentro do governo, mesmo após toda a sua contribuição dentro da base aliada.
Leia também – Neri recusa palanque aberto e critica ‘falta de critério’ de Mendes
Até então, o parlamentar disputava o apoio do governador, ao lado de Wellington Fagundes (PL) e da médica Natasha Slhessarenko. Após a proposta, Neri deixou claro que não aceitaria a ideia. Contudo, Fávaro aposta na possibilidade.
Na última sexta-feira (22), Mendes teve um dia inteiro de reuniões – cerca de três horas pela manhã e outras três pela tarde – para discutir as articulações, inclusive com Fagundes. Contudo, após intensas discussões, nenhuma definição foi dada em torno das chapas de governo e Senado.
Já nesta segunda-feira (25), o União Brasil – partido o qual o governador é filiado – anunciou o adiamento da convenção partidária para o dia 5 de agosto, prazo final para a definição de candidatos. Até então, o evento deveria acontecer no dia 29 de julho, no ginásio Dom Aquino.
Com a prorrogação, o governador deve intensificar o debate para “fazer o entendimento” da composição de candidatos que estará em seu palanque no pleito de 2022.
Fonte: gazetadigital.com.br