A vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, no último domingo, marcou o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro para o Palmeiras. Na liderança da competição com 39 pontos, o Verdão é dono do melhor ataque e da melhor defesa. Um dos pilares da equipe até aqui tem sido Gustavo Scarpa, que lidera as estatísticas ofensivas do elenco.
Versátil, o meia-atacante participou de 18 dos 19 jogos do Palmeiras no primeiro turno do Brasileirão. Seja como ponta direita ou no meio de campo, quando substituiu Raphael Veiga na função de armador, Scarpa se consolidou como um dos protagonistas da equipe.
Homem das bolas paradas do Verdão, Gustavo Scarpa é o principal “garçom” do campeonato, com sete assistências, segundo dados do Footstats. Arrascaeta, com seis, aparece logo na sequência., e Artur, do Red Bull Bragantino, fecha o top-3 com cinco passes para gol.
Dentro do elenco palmeirense, Scarpa tem vantagem para Raphael Veiga, Gabriel Veron (que foi vendido para o Porto) e Marcos Rocha, que estão empatados com três assistências cada.
Além dos sete passes para gol, o camisa 14 já balançou a rede em quatro oportunidades nesse Brasileirão. Com isso, ele é o atleta do Palmeiras com maior número de participações diretas em gol na competição, com 11. Artilheiros do Verdão no campeonato, com sete tentos, Gustavo Gómez e Rony aparecem logo a seguir. Ambos não deram assistência na competição.
Uma das principais qualidades de Gustavo Scarpa é a qualidade ao bater na bola. Seja nos chutes a gol ou nos venenosos cruzamentos, o meia-atacante incomoda os goleiros adversários e gera bastante volume ofensivo para a equipe comandada por Abel Ferreira.
"As pessoas querem gols, oportunidades e 𝙨𝙖𝙢𝙗𝙖." 🥁🎵
Ok, Patrão! O seu pedido é uma ordem! 😂#SuperPorco#AvantiPalestra pic.twitter.com/QKHSyp7wVL
— SE Palmeiras (@Palmeiras) July 25, 2022
Assim, ele é o maior finalizador do Brasileirão, com 64 chutes. Desses, 23 foram corretos e 41 errados. Além disso, Scarpa é o atleta com mais cruzamentos no elenco do Verdão, com 167 bolas alçadas na área até o momento, sendo 57 precisos e 110 incorretos.
A influência de Gustavo Scarpa no sistema ofensivo do Palmeiras foi um dos motivos pela opção do clube de não perder o jogador no meio da temporada. O meia-atacante já está acertado com o Nottingham Forest, da Premiere League, e sairá de graça no final do ano. A diretoria do Verdão entende, contudo, que o jogador “se pagou” com o bom desempenho e os títulos conquistados.
Desde 2018 no Palmeiras, Gustavo Scarpa tem 213 jogos com a camisa do Verdão e 40 gols marcados.
Fonte: www.gazetaesportiva.com