Na noite deste domingo, a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro reserva um confronto entre líder e lanterna. Na Arena Castelão, o Palmeiras visita o Fortaleza e busca se recuperar na competição para manter o posto de primeiro colocado. A bola rola a partir das 18h (de Brasília).
Na liderança do Brasileirão com 29 pontos, o Verdão acabou derrotado pelo Athletico-PR na rodada passada, em pleno Allianz Parque. Com isso, viu a vantagem para o próprio Furacão, que virou vice-líder, cair para apenas dois pontos. Assim, uma vitória contra o Fortaleza passa ser fundamental para seguir como líder da competição.
Apesar da derrota na última rodada, o time de Abel Ferreira chega embalado depois da classificação em grande estilo para as quartas de final da Copa Libertadores. O Palmeiras goleou o Cerro Porteño por 5 a 0 e avançou à próxima fase com 8 a 0 no placar agregado.
O treinador ainda conseguiu poupar alguns titulares no meio de semana e, com isso, a equipe pode ter força máxima contra o Fortaleza. Ainda assim, a comissão técnica segue de olho no desgaste físico dos atletas, já que na próxima quarta-feira a equipe tem duelo decisivo contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Os desfalques certos para o confronto deste domingo são o volante Jailson (lesão no joelho direito), o atacante Gabriel Veron (corte no pé direito) e o centroavante Rafael Navarro, que lesionou a coxa direita contra os paraguaios. Além do trio, o volante Gabriel Menino cumpre suspensão e também é ausência no Palmeiras. De última hora, Abel Ferreira poupou Gustavo Gómez, que não viajou com a delegação para a capital cearense.
Autor de um dos gols na vitória sobre o Cerro Porteño, o atacante Breno Lopes analisou o confronto e previu dificuldade contra o Fortaleza.
“Sobre o Fortaleza, a gente sabe que todos os adversários jogam o jogo da vida por estarem nos enfrentando. Temos de chegar a Fortaleza, fazer um grande jogo e buscar a vitória, pois nosso objetivo é nos mantermos na parte de cima da tabela”, declarou.
Fortaleza na lanterna
Do outro lado do confronto, o Fortaleza vive situação complicada no Brasileirão. Na lanterna com apenas 10 pontos, o Leão do Pici vem de duas derrotas consecutivas para Coritiba e Atlético-MG. Na competição nacional, a equipe de Juan Pablo Vojvoda soma apenas duas vitórias em 15 rodadas disputadas.
Para piorar, o Fortaleza acabou eliminado nas oitavas de final da Libertadores na última quinta-feira. Depois de empatar em casa por 1 a 1 com o Estudiantes, o Leão foi derrotado por 3 a 0 na casa dos argentinos. Além disso, a equipe terá que lidar com seis desfalques. Tinga, Landázuri e Robson estão no departamento médico. Juninho Capixaba e Ronald estão suspensos. Já Lucas Lima, emprestado pelo Verdão, não pode atuar por força de contrato.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X PALMEIRAS
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 10 de julho de 2022 (domingo)
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA)
Assistente: Bruno Raphael Pires (FIFA) e Bruno Boschilia (FIFA)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
FORTALEZA: Marcelo Boeck; Habraão, Marcelo Benevenuto e Titi; José Welison, Felipe, Samuel, Yago Pikachu e Lucas Crispim; Silvio Romero e Moisés
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu e Rony
Técnico: Abel Ferreira
Fonte: www.gazetaesportiva.com