Proposta do Ministério da Saúde em parceria com a UFPel vai compor um conjunto de 22 diretrizes para a prática clínica. Contribuições podem ser feitas até 4 de julho
Com o objetivo de qualificar o trabalho de profissionais de odontologia em todo o Brasil, o Ministério da Saúde lançou mais duas consultas públicas sobre a prática clínica na Atenção Primária à Saúde (APS):
Diretriz para a prática clínica odontológica na APS: Condutas para diagnóstico das desordens potencialmente malignas e do câncer de boca
Diretriz para a prática clínica odontológica na APS: Manejo de lesões profundas de cárie
As propostas integram as 22 Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS, que têm parceria com o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto inédito busca desenvolver, disseminar e prover acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária.
As seis primeiras diretrizes já foram colocadas para consulta pública no início deste ano. Os temas analisados foram: tratamento em gestantes; recomendações para higiene bucal na infância; manejo clínico de traumatismos alveolodentários em dentes decíduos; manejo clínico de traumatismos alveolodentários em dentes permanentes; manejo de ausências dentárias posteriores; e tratamento da gengivite induzida por biofilme em adultos.
O público-alvo são os profissionais de saúde bucal (técnicos, auxiliares e cirurgiões-dentistas), mas qualquer pessoa pode participar, respondendo de acordo com o perfil inscrito.
Saúde bucal no SUS
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a serviços odontológicos na Atenção Primária, por meio das equipes de Saúde Bucal presentes em unidades básicas de saúde (UBS) que contam com a Estratégia Saúde da Família, e nas unidades odontológicas móveis. Além desses serviços, os brasileiros também contam com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) e atendimento odontológico em ambiente hospitalar.
Para saber onde fica o serviço odontológico mais próximo de você, consulte o aplicativo Conecte SUS, clique em “serviços” e, em seguida, em “saúde bucal”. E para ler mais sobre a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), acesse aqui.
Nucom/Saps
Fonte: aps.saude.gov.br