MT: GERAÇÃO DE EMPREGOS: Dados do Caged apontam que MT deve fechar 2021 com saldo recorde de empregos

MT:  GERAÇÃO DE EMPREGOS:    Dados do Caged apontam que MT deve fechar 2021 com saldo recorde de empregos
Compartilhar

 

Mato Grosso soma mais de de 71,88 mil novos postos criados com carteira assinada, no período de janeiro a novembro. O volume é o maior já registrado para os onze meses do ano e é um indicador de que em 2021, o Estado deverá registrar resultado inédito. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, por meio das Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged.

O recorde do período se dá mesmo com o fraco desempenho do mercado formal, local. Em novembro foram criadas 2.600 postos novos, contra 2.635 em igual mês do ano passado, momento ainda bastante marcado e impactado pela pandemia do novo coronavírus. Aliás, a geração de empregos em Mato Grosso, no mês passado, foi a segunda menor do Centro-Oeste, atrás apenas de Mato Grosso do Sul com 2.206.

O saldo estadual deriva da movimentação das contratações e demissões do período, 37.341 e 34.721, respectivamente. O resultado de novembro é o segundo menor do ano, no Estado, atrás de abril, quando apenas 1.424 novas frentes formais foram abertas.

Entre as cinco atividades econômicas mais importantes de Mato Grosso – agropecuária, indústria, comércio, serviços e construção civil – apenas três tiveram saldo positivo, ou seja, empregaram em novembro: comércio, com 2.849 vagas, serviços, com 1.502 e indústria, 26 postos novos. O maior demissor foi a agropecuária, que eliminou 1.618 empregos e a construção civil que cortou outros 159 postos.

NO PAÍS – O Brasil gerou 324.112 postos de trabalho em novembro deste ano, resultado de 1.772.766 admissões e de 1.448.654 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado de 2021, o saldo positivo é de 2.992.898 novos trabalhadores no mercado formal. O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 41.551.993, em novembro, o que representa um aumento de 0,79% em relação ao mês anterior.

De acordo com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, é o terceiro melhor mês do ano na geração de empregos formais, atrás de fevereiro, que teve 389.679 vagas criadas, e agosto, com 375.284 novos postos de trabalho.

“Isso é fruto de grande esforço da sociedade e do governo do presidente Jair Bolsonaro, que manteve uma disciplina fiscal importante, que manteve um processo de simplificação, desburocratização, digitalização do governo, revisão de normas regulamentadoras, de simplificação e condensação da legislação trabalhista infralegal. Tudo isso com objeto de simplificar, facilitar e permitir que as empresas brasileiras, os empregadores brasileiros, pudessem a cada dia ter mais tranquilidade para trabalhar e ter a condição de fazer seu negócio prosperar”, disse durante coletiva virtual.

Fonte:     diariodecuiaba.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %