O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reabriu as contratações de novas linhas de crédito dos Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGFs) para Safra 2021/2022.
A reabertura foi autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional, órgão da estrutura do Ministério da Economia, e vai contemplar as agriculturas familiar e empresarial.
Ao todo, o BNDES prevê a liberação de R$ 1,9 bilhão a produtores rurais divididos entre sete iniciativas: ABC (agricultura de baixo carbono); Inovagro (inovações tecnológicas); Moderagro (modernização); Procap Agro (capital de giro); Pronamp (médio produtor); Proirriga (irrigação) e Pronaf (agricultura familiar).
Em fevereiro desse ano, o banco de fomento suspendeu novos pedidos de financiamento para crédito rural no país, feitas pelo Plano Safra 2021/22.
Em abril, a CNN mostrou que o BNDES prorrogou a suspensão até a liberação, agora em junho. Até o momento, o plano já resultou na disponibilização de R$ 16,6 bilhões para 65,6 mil agricultores.
O banco aponta que, mesmo durante a suspensão do Plano Safra nos últimos meses, permaneceu disponibilizando crédito aos produtores e cooperativas por meio de outras soluções, como o BNDES Crédito Rural.
O Plano Safra foi criado pelo governo federal em 2003, com o intuito de garantir crédito para agricultores brasileiros investirem e custearem a produção.
O programa reúne um conjunto de políticas públicas que abrangem os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, crédito, seguro da produção, garantia de preços, comercialização e organização econômica das famílias residentes no campo.
Fonte: cnnbrasil.com.br