Desdobramento da Operação Placebo, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Mato Grosso e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), prendeu um empresário o ramo de armazéns por roubo e furto de fertilizantes.
O mandado de prisão foi expedido pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá. A primeira fase da Operação Placebo, deflagrada em abril deste ano, investiga uma quadrilha acusada de cometer crimes de furto, roubo e estelionato para a subtração e desvio de carregamentos de fertilizantes agrícolas. O empresário também é acusado de envolvimento em crimes relacionados a organização criminosa e furto qualificado, dentre outros crimes em apuração.
O trabalho de investigação constatou prática de furto e roubo de fertilizantes agrícolas em todo estado de Mato Grosso. A organização criminosa subtraía os fertilizantes e revendia a receptadores. Integrantes da quadrilha se faziam passar por empresários, que “esquentavam” o produto, emitindo notas fiscais falsas como se eles tivessem fabricado ou revendido o produto.
Os fertilizantes eram subtraídos durante o transporte para os verdadeiros compradores e substituídos por “placebo”, materiais como sal grosso pintado com corante xadrez na cor vermelha, areia e varredura. O prejuízo estimado provocado pela quadrilha gira em torno de R$ 40 milhões. (Com informações da assessoria)
Fonte: www.gazetadigital.com.br