Estado e empresa Rumo acertam para 27 de junho o lançamento simbólico da estrade de ferro, em Rondonópolis
O governador Mauro Mendes (União Brasil) informou que as obras para construção da Ferrovia Estadual em Mato Grosso começam no próximo mês.
O pontapé inicial será dado no dia 27 de junho, em uma solenidade simbólica, a ser realizada no município de Rondonópolis (212 kmao Sul de Cuiabá), de onde deve sair os trilhos.
Segundo o chefe do Executivo Estadual, a data foi definida nesta semana.
Leia também:
Mato Grosso lidera Valor da produção e chega a R$ 225 bilhões
“Nesta semana, recebi o presidente da Rumo, e marcamos para o dia 27 de junho, uma segunda-feira, às 10h. Vamos estar em Rondonópolis para dar o pontapé inicial nas obras da ferrovia rumo a Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum”, disse.
A empresa responsável pela obra aguarda apenas a finalização dos processos burocráticos referentes às licenças ambientais, para dar início à construção dos trilhos.
“O licenciamento ambiental já começou, a licencia prévia foi emitida e, no início de junho, deve sair a licença de instalação”, disse Mauro Mendes
O contrato para a nova ferrovia foi assinado no final do ano passado, e a empresa Rumo Logística S/A será a responsável pela construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da primeira estrada de ferro estadual.
A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).
O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual.
Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados, durante as obras de construção da ferrovia.
Fonte: diariodecuiaba.com.br