O volume de grãos colhidos na safra 2021/22 deve ser de 271,8 milhões de toneladas. Isso representa um aumento de 6,4% em relação à safra anterior. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (12/05) pelo Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22. O resultado mostra também um aumento de 2,5 milhões de toneladas em relação à estimativa anterior.
A melhora na produção é resultado da maior área plantada de milho na segunda safra, além do desenvolvimento positivo no final do ciclo das lavouras, em especial de arroz, milho e soja, de acordo com a Conab.
“Mais de 70% da produção do milho vem da segunda safra. Ela é quase uma corrida porque tem o plantio da soja e colheita para o plantio do milho na mesma terra, e ela é sempre pontuada por períodos de chuva, instabilidade climática”, explicou o diretor-executivo de informações agropecuárias e políticas agrícolas da Conab, Sergio De Zen.
A expectativa é que o milho alcance uma produção de 116,19 milhões de toneladas, elevação de 33,4% em comparação com a safra 2020/21. De acordo com a Conab, a janela mais alongada para o plantio da segunda safra, somada às condições de mercado, favoreceu o crescimento de área do milho.
Em relação à área plantada da safra de grãos, o 8° levantamento mostra que a área total é estimada em 73,7 milhões de hectares, crescimento de 5,6% se comparada à safra 2020/21. Os maiores incrementos são observados na soja, 4,4%, ou 1,73 milhão de hectares, e no milho, 9,4%, ou 1,87 milhão de hectares.
Estimativas por culturas
Algodão: as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento da cultura que, aliada ao ganho de área, resulta numa produção de 2,82 milhões de toneladas de pluma, 19,5% superior à safra passada.
Arroz: a produção está estimada em 10,7 milhões de toneladas, 9,1% inferior ao volume produzido na safra passada. Dessas, 9,9 milhões de toneladas são de cultivo irrigado e 0,8 milhão de toneladas de áreas com plantio de sequeiro.
Feijão: produção estimada em 3,14 milhões de toneladas, 8,4% superior à safra anterior. A primeira safra está com colheita encerrada, e a segunda safra está em andamento.
Soja: produção estimada em 123,8 milhões de toneladas, redução de 10,4% em relação à safra anterior.
Culturas de inverno – aveia, canola, centeio, cevada trigo e triticale: plantio ainda incipiente. Estima-se uma produção de 8,1 milhões de toneladas para o trigo.
Exportações
Caso se confirmem, os embarques previstos para o mercado externo terão um incremento de 82,6% em relação à safra anterior. Esse aumento se dá pelo crescimento da produção brasileira alinhada à demanda internacional aquecida.
Safra de grãos
A Conab faz o acompanhamento constante da safra de grãos, monitorando as condições de desenvolvimento das principais culturas do país, abrangendo os seguintes produtos: algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale.
Fonte: cenariomt.com.br