‘Com uma tradição cultural e folclórica tão rica, nosso desafio para divulgar todos esses valores e essas ações é muito grande’, destacou o prefeito, Kalil Baracat
O Instituto Histórico e Geográfico de Várzea Grande, em parceria com a Superintendência de Cultura da Secretaria de Educação, promoveu na noite do último sábado (07) um Sarau que movimentou a cena cultural do município. A ação contou com a participação de artistas para comemorar o aniversário de 155 anos de Várzea Grande.
A noite com temperatura agradável e céu estrelado completou o palco, montado na praça Sarita Baracat (antiga praça Aquidaban), que reuniu artistas, poetas, crianças, jovens, adultos e famílias para assistir e aplaudir as apresentações.
De acordo com o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, o Sarau foi aberto com a apresentação do Hino de Várzea Grande, executado pela Banda Municipal, sob a regência do maestro Ueliton Santos. Ainda na abertura do evento, a banda apresentou outras músicas que agradaram a plateia.
Em seguida, a apresentação foi da Orquestra de Violino dos alunos da Escola Estadual José Leite de Moraes, sob a regência do professor Odenil Seba, que evidenciou a técnica e o envolvimento dos estudantes que participam do projeto Educarte que teve início em 2002 e já atendeu mais de mil estudantes.
O Sarau prosseguiu com a apresentação do artista Rodrigo Mendes, que fez um relato sobre seu avô, o ilustre várzea-grandense Pedro Gomes, que desenvolveu um instrumento musical denominado Violino de Fone. Após a demonstração da sonoridade do instrumento, o artista fez sua apresentação autoral.
A noite festiva contou ainda com a participação cultural e musical com as artistas Cleude Miranda, Lalaca e Verone. O Sarau seguiu noite adentro com as apresentações da Banda Municipal que brindaram o público com clássicos da MPB e diversos estilos musicais e ritmos regionais.
Para o superintendente Joilson Marcos, o Sarau da Cultura pode fazer parte do calendário cultural de Várzea Grande durante todo o ano. A iniciativa visa o resgate cultural e do resgate dos valores tradicionais que a gestão Kalil Baracat está promovendo.
“A prefeitura de Várzea Grande vem desenvolvendo várias ações no sentido de resgatar as tradições e valorizar as manifestações artísticas e culturais de nossa gente. Estamos desde o início da gestão promovendo encontros culturais, feiras de artesanato, cursos de capacitação, conferências, roda de conversa, exposições temáticas e fomentando o trabalho de artistas locais. Com uma tradição cultural e folclórica tão rica, nosso desafio para divulgar todos esses valores e essas ações é muito grande”, destacou o prefeito, Kalil Baracat.
Fonte: varzeagrande.mt.gov.br