Campinápolis recebe etapa final do I Encontro Multicultural da América Latina

Campinápolis recebe etapa final do I Encontro Multicultural da América Latina
Compartilhar

Aproximadamente 2 mil alunos participaram das palestras e debates oferecidos durante os 3 dias de evento

Campinápolis recebeu a etapa final do I Encontro Multicultural da América Latina. Durante três dias, cerca de 2 mil estudantes das escolas públicas do município tiveram a oportunidade de participar de palestras e debates sobre educação, diversidade cultural e turismo de base comunitária.

As palestras foram ministradas pelas líderes femininas Odenilze Ramos, ribeirinha da comunidade Carão, no Amazonas; Samira Tsibodowapré, indígena do povo Xavante, de Mato Grosso e Ilana Cardoso, quilombola da comunidade Mumbuca, no Tocantins. As convidadas abordaram assuntos como rituais, artesanatos e gastronomia, além de suas experiências sobre o turismo de base comunitária.

“O município foi escolhido por possuir em torno de 53% da população indígena, divididos em 153 aldeias. Acreditamos que a realização dessas atividades auxilia a população a compreender a importância do turismo cultural de base comunitária, além de preservar as culturas tradicionais do Estado”, destaca o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno.

Para a secretária de Turismo de Campinápolis, Sirlene Dias, os resultados das palestras vão continuar com o tempo. “Esse foi um trabalho incrível e gratificante. Tenho certeza que teremos êxito com essas palestras, que vão permanecer como ensinamento porque foi demonstrado aos alunos a importância das diferentes culturas. Com isso criaremos ambientes mais harmoniosos e sem preconceito”, afirma.

O evento promovido pela Fundação GoMartins contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur) e Secretarias Municipais de Turismo e Educação de Campinápolis.

Início do evento

A primeira etapa do Encontro Multicultural ocorreu no Cine teatro de Cuiabá. A segunda foi na Aldeia Afukuri, em Querência e a terceira e última deste ano, em Campinápolis.

Viviane Moura/Andrelina Braz
Sedec-MT

 Foto: Carol Brenck

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %