O presidente russo Vladimir Putin disse que as forças do país na Ucrânia estão lutando pelo futuro de sua terra-mãe, em seu discurso anual no Dia da Vitória. A parada militar, realizada todo o dia 9 de maio, lembra a vitória russa contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Apesar de rumores de que faria uma declaração aberta de guerra contra a Ucrânia, Putin deu maior ênfase à defesa da operação militar que invadiu o país vizinho. Sem apresentar provas, ele disse que a Otan e a Ucrânia “estavam preparando uma operação punitiva em Donbas para invadirem nossas terras históricas. Em Kiev, estavam dizendo que poderiam obter armas nucleares e a Otan começou a explorar terras próximas a nós”.
No entanto, o governo ucraniano não expressou nenhuma intenção em adquirir armas nucleares, e o documento que aborda a estratégia militar do país, publicado no ano passado, não faz nenhuma referência a esse tipo de armamento.
Um outro relatório, produzido em março por cientistas atômicos, afirma que, mesmo que a Ucrânia quisesse obter armas nucleares, enfrentaria enormes empecilhos logísticos para tal.
Confira o discurso de Putin no vídeo.
BBC NEWS BRASIL