MT: ESCOLHIDO PELO PAPA FRANCISCO: Com mensagem de fé e esperança, Dom Mário Antônio toma posse como arcebispo de Cuiabá

MT:  ESCOLHIDO PELO PAPA FRANCISCO:  Com mensagem de fé e esperança, Dom Mário Antônio toma posse como arcebispo de Cuiabá
Compartilhar

 

Dom Mário Antônio da Silva tomou posse como novo arcebispo metropolitano da Capital, neste domingo (1°), na Catedral Basílica com Senhor Jesus de Cuiabá. Ele foi escolhido pelo Papa Francisco após Dom Milton dos Santos renunciar ao cargo por conta da idade.

A cerimônia começou por às 9h e durou cerca de 3 horas. Durante a solenidade, o novo arcebispo foi recebido com orações e mensagens de boas vindas de lideranças religiosas da Capital e de outros Estados.

A celebração foi acompanhada pelos fiéis, autoridades políticas, civis e militares de Mato Grosso. Ao discursar, Dom Mário agradeceu ao Papa Francisco, a receptividade da igreja e o apoio da família.

“Muito obrigado Dom Milton por essa igreja frutuosa na sua caminhada. Quero me consolar e fortalecer com todos vocês pela acolhida, carinho, orações e benções. Obediente ao nosso Papa Fracisco que me escolheu para ser o Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, aqui estou com vocês. Caminhemos vendo em tudo isso a vontade Deus e por isso aceitei com toda confiança a cruz, o báculo, o cálice e a alegria”, disse.

Leia também – Novo arcebispo é recebido por autoridades e fiéis no aeroporto

Após a leitura do evangelho, Dom Mário fez uma reflexão do livro “Atos dos Apóstolos” sobre a necessidade da igreja sempre buscar os caminhos de Cristo e não cair em esquemas egoístas, injusta e opressores.

“Na luz do que ouvimos no texto de atos dos Apóstolos, a liturgia desse tempo pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem condição de testemunhas e continuar o projeto de salvação que Jesus iniciou. A proposta de Jesus é libertadora meus irmãos e não compactua com esquemas egoístas, injusta e opressores. É uma mensagem questionante que põe em causa tudo que gera injustiça, morte e opressão. Quando não abraçamos a mística do Cristo crucificado, corremos o risco de abraçar a lógica dos crucificadores que ameaça, magoa, oprimi, explora, persegue e mata”, comentou.

Ao final, o líder religioso também trouxe uma mensagem da Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a união e solidariedade em prol de todos aqueles que foram afetados pela pandemia da covid-19.

“A esperança não decepciona e começamos assim a nossa mensagem: Guiados pelo Espirito Santo e impulsionados pela ressureição do senhor, enche o nosso coração de alegria perceber a explosão de solidariedade que tem marcado todo o país, na luta pelo flagelo sanitário e social da covid-19”, finalizou.

Novo arcebispo
A missa celebrada por dom Mário em Cuiabá foi transmitida ao vivo em um telão no Cine Teatro. Há 55 anos em sua missão, Dom Mário Antônio é o sexto arcebispo na função. Ele atuou cinco anos em Roraima.

Dom Mário desembarcou na manhã de sábado (30) no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, onde foi recebido pelos prefeitos da capital, Emanuel Pinheiro, e de Várzea Grande, Kalil Baracat, ambos católicos.

Fonte:     gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %