MT: PRATOS VAZIOS: Fila dos ossinhos e cacique Raoni são temas de escola de samba em SP

MT: PRATOS VAZIOS:  Fila dos ossinhos e cacique Raoni são temas de escola de samba em SP
Compartilhar

 

 

Mato Grosso foi representado nos desfiles das escolas de sampa do Grupo Especial do Carnaval 2022, entre a noite de sábado (23) e a madrugada do domingo (24), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). Em dois carros alegóricos, o Grêmio Recreativo e Escola do Corinthians, a Gaviões da Fiel, trouxe a “fila dos ossinhos”, em Cuiabá, e fez uma homenagem ao cacique Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó conhecido internacionalmente pela defesa da Amazônia e dos direitos dos povos indígenas.

No segundo carro, que mostrou a desigualdade, a Gaviões teve como destaque a escultura de um menino magro com um prato com ossos. Na parte de cima dele, havia um banquete. “É uma alusão àquela situação que a gente mostrou muito nos jornais da fila de ossos, que começou em Cuiabá, em Mato Grosso. Lá, em julho de 2021”, diz a apresentadora Michelle Barros, durante a transmissão pela TV Globo.

Na ocasião, o Governo de Mato Grosso distribuiu cestas básicas, cobertores, itens de higiene e realizou o cadastramento das famílias que não estão no CadÚnico, ato necessário para que possam receber o auxílio do “Ser Família Emergencial”. No Estado, mais de 200,6 mil famílias encontram-se em situação de pobreza e extrema pobreza.

Em dezembro do ano passado, a fila ganhou novamente repercussão nacional, após cenas de pessoas esperando sob o escaldante por doação de um pacote de osso viralizarem. A entrega do alimento é feita duas vezes por semana, em um açougue do Bairro CPA 3. Ao fundo da alegoria, homens reviravam lixo, em Fortaleza (CE), e com pratos vazios e a descrição “fome”.

No terceiro carro, que simulava um incêndio na floresta e representava a devastação ambiental e resistência indígena, trouxe o cacique Raoni. O quarto e última alegoria, a Gaviões pedia paz, e foi uma celebração às pessoas que lutaram por justiça, com homenagens a nomes como Nelson Mandela, Frida Kahlo, Mahatma Gandhi, cacique Raoni e o jogador Sócrates.

“Sou eu o clamor da favela, o canto da aldeia, a fome do gueto, meu punho é luz de Mandela. No samba, o levante do novo Soweto, cacique Raoni da minha gente, guerreiro gavião, presente”, traz um trecho do samba-enredo intitulado “Basta!”.

DADOS – Dados coletados no “Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional”, desenvolvido pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso, 88 municípios encontram-se em situação de vulnerabilidade alimentar.

Já informações do Cadastro Único do Governo Federal revelam que, em 2020, Mato Grosso possuía 515.862 mil famílias cadastradas, sendo 200.660 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Outras 161.843 mil famílias são beneficiárias do programa “Bolsa Família”, com uma demanda reprimida de 38.817mil famílias sem acesso ao Bolsa Família.

Fonte:      diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %