Casas de lobista e do ex-secretário Nilton Borgato foram vasculhadas pela PF
A Polícia Federal apreendeu mais de três dezenas de bolsas de grifes de luxo, euros e relógios durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão na casa do lobista Rowles Magalhães, em Cuiabá.
Os objetos foram apreendidos na Operação Descobrimento, deflagrada na última terça-feira (19), no apartamento em que pertence a Rowles e à esposa, Joelma de Moraes Girotto, no Bairro Quilombo, em Cuiabá.
Rowles foi preso na operação em São Paulo. Ele foi assessor especial do governo Silval Barbosa e se tornou conhecido ao denunciar, em 2012, um esquema de pagamento de propina referente à licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Segundo lista da Polícia Federal, foram 33 bolsas de grifes famosas como Chanel, Dior e Yves Saint Laurent, dois relógios, sendo um Rolex e outro Tissot e 1.455 euros em espécie, cerca de R$ 7,5 mil – veja lista abaixo.
Os agentes também vasculharam a casa do ex-secretário de Estado Nilton Borgato – preso na operação – em Glória D’Oeste. Ele já foi prefeito do município e possui uma residência lá.
No imóvel foram encontrados apenas um celular Samsung, um contrato de compra e venda de imóvel e um veículo Honda Civic EXL, na cor branca.
Veja lista:
Na casa de Rowles Magalhães em Cuiabá foram apreendidos:
– Um telefone celular azul Iphone
– Dois lenços de grife, sendo um da marca Prada e outr Louis Vuitton
– Três bolsas grandes de grifes de luxo, sendo duas da marca Louis Vuitton e uma da Christian Dior
– 12 bolsas médias de grifes de luxo, sendo: três da Chanel, nas cores azul marinho, bege e preta; três da Louis Vuitton, duas da Prada; uma da Gucci; uma Bottega; uma Saint Laurent, na cor preta; uma Dolce & Gabbana, na cor laranja;
– 18 bolsas pequenas de grifes de luxo, sendo: uma Dolce&Gabbana, na estampa animal print (onça); três Valentino, nas cores prata, dourado e rosa; três Gucci, nas cores bege, chocolate e bege com vermelho; uma da marca Balenciaga, na cor branca; duas Bottega, ambas nas cores verde; duas Prada; duas Dior; uma Saint Laurent, na cor vermelha; uma Louis Vuitton; uma da marca Isla; e uma Chanel
– Uma carteira preta da marca Chanel
– 1.455 euros em espécie
– Um relógio Rolex, prata
– Um Relógio Tissot
– Quatro dólares
– Contrato de compra e venda;
– Termo de cessão de direitos do empreendimento Edifícil Royal President
– Documento declaração de União Estável de Rowles e Joelma de Moraes Girotto.
Na casa de Borgato em Glória D’Oeste foram apreendidos:
– Um celular Samsung
– Contrato de compra e venda de imóvel
– Veículo Honda Civic EXL, na cor branca
Operação descobrimento
A investigação começou em fevereiro de 2021, no dia em que a PF da Bahia encontrou mais de meia tonelada de cocaína num jatinho executivo de luxo, que pertence a uma empresa portuguesa de táxi aéreo — a Omni.
O jato tinha saído de Cascais, em Portugal, duas semanas antes da apreensão. Pousou em Salvador e, no dia seguinte, foi levado para o Aeroporto de Jundiaí, no interior de São Paulo — segundo as investigações, ali o avião foi carregado de cocaína.
Ao todo, foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Apenas para Mato Grosso, foram expedidas cinco ordens judiciais.
Em Portugal, com o acompanhamento de policiais federais, a polícia local cumpriu três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga.
Fonte: www.midianews.com.br