Evento fez parte da II Semana do Conhecimento Interativo Conectado e da construção do conhecimento
A Escola Estadual Plena Padre César Albisetti, no município de Poxoréo (a 254 km de Cuiabá), realizou, nos dias 18 e 19 de abril, a “II Semana do Conhecimento Interativo Conectado”. O evento é a unificação das grandes áreas do conhecimento com a construção do conhecimento.
Este ano, a área de exatas esteve ausente por conta de um curso de formação que foi realizado no mesmo dia em que foi realizado a Semana do Conhecimento Interativo.
Alunos do Ensino Médio e do 9º Ano do Ensino Fundamental de outras unidades escolares participaram como convidados de duas palestras com assuntos da atualidade.
No dia 18, o tema abordado foi “o livro, a leitura e seu poder de transformação pessoal e social”. O palestrante foi o professor Gaudêncio Amorim, que discorreu sobre a importância da leitura para o combate às fakes News, além da ampliação do conhecimento. Como se trata de algo que está no universo dos estudantes, foram feitos vários questionamentos.
No dia 19, Dia do Índio, dois palestrantes abordaram os “saberes indígenas na escola”. O professor doutor Paulo Augusto Mário Isaac e o professor indígena Natal Anhahö À Tsereruremé falaram sobre a valorização e reconhecimento dos povos indígenas, em especial os Xavante que habitam o município de Poxoréo.
Segundo o orientador da área de ciências humanas, Rander Souza, o evento foi estendido para toda a comunidade escolar e alunos do 9º Ano de outras escolas. “Nossa escola só atende o Ensino Médio. Por isso, trouxemos nossos futuros alunos para motiva-los a estudar numa escola plena”, ressalta.
Rander Souza salienta que o evento tem como propósito apresentar a importância da educação seja ela das mais diferentes maneiras, já que a educação pode transformar vidas e romper obstáculos. “Estamos na segunda edição e está virando uma tradição em nossa unidade escolar”, comemora.
Seduc MT