MT: Segurança para eleições terá mais de 5 mil agentes no primeiro turno

MT:  Segurança para eleições terá mais de 5 mil agentes no primeiro turno
Compartilhar

Representantes das forças de segurança e outras instituições que compõem o Grupo de Gestão Integrada (GGI) das Eleições 2022 iniciaram, nesta semana, o planejamento para o pleito deste ano. A estimativa é que 5.183 agentes de segurança atuem ao longo do processo de organização, realização e apuração do primeiro turno, que ocorrerá no dia 02 de outubro.

 

 

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou que a integração dos órgãos é fundamental. “Tivemos esta primeira reunião para fazer o planejamento estratégico das eleições, antevendo o que pode ocorrer e definindo atribuições. A participação de todos os órgãos vai nos ajudar nesse caminho que teremos até a eleição”.

A extensão territorial de Mato Grosso foi pontuada durante a reunião como um desafio para a segurança. São 1.483 locais de votação, 57 Zonas Eleitorais, 8.364 seções eleitorais, 50 locais de votação em aldeias indígenas, 114 locais de difícil acesso, distribuídos em 141 municípios, que totalizam mais de 900 mil km².

O juiz coordenador do GGI e juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Bruno D’Oliveira Marques, frisou que o objetivo da Justiça Eleitoral é congregar as forças de segurança, respeitando a autonomia de cada uma delas. “Nosso intuito é caminharmos conjuntamente, com cada instituição dentro das suas atribuições, para que nós possamos ter eleições tranquilas no dia 02 de outubro, e no segundo turno, se houver, com toda a segurança que o eleitor almeja, assim como os colaboradores e também a segurança da transmissão dos dados ao final do pleito”.

Responsável pela investigação dos crimes eleitorais, a Polícia Federal foi representada pelo superintendente de Mato Grosso, Sérgio Sadao Mori. “Somos parceiros do TRE-MT, pois as investigações dos crimes eleitorais são de competência da Polícia Federal. O estado de Mato Grosso é muito grande, é necessário o apoio de todas as forças de segurança para conseguirmos cumprir essa missão tão nobre”.

O secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, destacou que as forças estaduais estão preparadas para atuar nas Eleições 2022. “Temos mais um ano de eleição em um estado tem uma dimensão territorial grande, que é a nossa preocupação na área de segurança. Mas estamos preparados, não é a nossa primeira eleição e essa parceria com o TRE, por meio do GGI, vem facilitar o trabalho da segurança pública. É um trabalho conjunto, em que todos estamos pensando no mesmo caminho para garantir condições seguras”.

Sobre o GGI

O GGI é composto pelos órgãos de segurança federais (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil), estaduais (Sesp-MT), Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica) e municipais (Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá), além da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Energisa.

Também integram o grupo de apoio ao GGI representantes do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE), Águas Cuiabá, OI Telecomunicações e NET/CLARO/EMBRATEL.

Fonte:       reportermt.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %