Recentemente, Pelé voltou a ser internado no Hospital Israelita Albert Einstein, localizado em São Paulo, para dar continuar o tratamento do tumor de cólon, que foi diagnosticado em setembro de 2021. Esse tipo de câncer está localizado no intestino grosso – também chamado de cólon – e faz parte dos tumores de intestino.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os sintomas do câncer de cólon incluem:
A presença de sangue nas fezes;
- Alteração do hábito intestinal;
- Dor ou desconforto abdominal;
- Fraqueza e anemia;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Alteração na forma das fezes e massa abdominal.
Pelo fato de que os sintomas são comuns a outras doenças, é importante consultar um médico para o diagnóstico. A maioria dos cânceres de cólon tem origem na mucosa que reveste o intestino. A avaliação e prevenção precoce pode ser feita pela colonoscopia, através de exames de rotina a partir dos 45 anos de idade. Já a identificação é feita por biópsia.
Além da idade, fatores de riso como histórico familiar, excesso de peso, alimentação não saudável, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, podem contribuir para o crescimento do tumor
De acordo com o Inca, a estimativa para 2020 foi de 40.990 novos casos, sendo 20.520 em homens e 20.470 em mulheres. É o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens (depois de próstata) e as mulheres (depois de mama) no Brasil.
Até o momento, o câncer de intestino é tratável e frequentemente curável. Mas, se houver metástase para outros órgãos, como fígado e pulmão, as chances são reduzidas. O tratamento consiste em cirurgia para retirada da parte do intestino afetada e também dos gânglios linfáticos. Depois, outras etapas incluem a radioterapia para diminuir a possibilidade de retorno do tumor.
No ano passado, Pelé revelou, por meio de uma publicação no Instagram, que fez uma cirurgia no cólon para a retirada de um tumor após seis dias de internação. Aos 80 anos, o Rei do Futebol deu entrada no Hospital Albert Einstein para realizar exames de rotina e precisou ficar depois que a equipe médica de saúde percebeu um problema de saúde.
“Meus amigos, muito obrigado pelas mensagens de carinho. Eu agradeço a Deus por estar me sentindo muito bem e por permitir que o Dr. Fábio e o Dr. Miguel cuidem da minha saúde. No último sábado fui submetido a uma cirurgia de retirada de lesão suspeita no cólon direito. O tumor foi identificado na realização dos exames que mencionei na última semana. Felizmente, estou acostumado a comemorar grandes vitórias ao lado de vocês. Vou encarar mais essa partida com um sorriso no rosto, muito otimismo e alegria por viver cercado de amor dos meus familiares e amigos”, escreveu Pelé.