Nesta quinta-feira, o Cuiabá estreia na Copa Sul-Americana de 2022, às 19h15 (de Brasília), quando recebe o Melgar-PER na Arena Pantanal. Trata-se da primeira partida oficial do Dourado contra um adversário de outro país.
Houve dúvidas acerca da realização do embate no Mato Grosso. Isso porque o Aeroporto Marechal Rondon precisou passar por uma liberação temporária para receber um voo internacional – no caso, a delegação do time peruano. O desembarque foi autorizado e, assim, a bola rolará para o duelo.
Para o jogo, o Cuiabá não poderá contar com o lateral esquerdo Uendel, que teve lesão detectada na coxa esquerda. O técnico Pintado também não deve escalar o meio-campista Camilo, que é dúvida para entrar em campo.
Vencedor da Copa Verde de 2015, o Cuiabá chegou a disputar a Sul-Americana no ano seguinte, quando ainda estava na Série C. Pela segunda fase do torneio continental, porém, o adversário foi um clube brasileiro: a Chapecoense, que levou a melhor no placar agregado, por 3 a 2.
“É um momento histórico para o Cuiabá, nossa primeira partida contra um adversário estrangeiro. Em 2016, disputamos a competição, mas foi em outro formato. Em termos de exposição internacional, é positivo para o clube, que passa a ser reconhecido pelo continente. Quanto mais partidas deste nível disputarmos, a repercussão será natural”, explica Cristiano Dresch, vice-presidente do clube.
O Melgar, por sua vez, é comandado pelo técnico argentino Néstor Lorenzo, que assumiu o time de Arequipa em 2021. Na ocasião, terminou na 5ª posição da classificação geral do Campeonato Peruano.
Hola, @CuiabaEC 🇧🇷👋👋 O Dominó chegou! 🦁🔴⚫️
Ya estamos en tierras brasileñas, enfocados en este lindo reto junto al aliento de toda una ciudad 🗻 y los primeros hinchas en acompañar ✈️ al Dominó. 🔴⚫️ #LaRojinegraONada #ConmebolSudamericana pic.twitter.com/gN9fTi8a3D
— FBC Melgar (@MelgarOficial) April 6, 2022
Neste início de 2022, o desempenho inicial do Melgar foi irregular, mas a equipe engrenou três vitórias seguidas no torneio nacional e ainda eliminou o Cienciano na Sul-Americana. No momento, ocupa a 7ª posição na tabela do Peruano, com sete jogos, quatro triunfos, um empate e duas derrotas.
O centroavante argentino Bernardo Cuesta, que disputa a sua nona temporada pelo clube, somando diferentes passagens, é o principal jogador do Melgar. Artilheiro do time, ele anotou cinco gols em nove jogos.
Além de Cuiabá e Melgar, Racing e River Plate-URU também integram o grupo B da Copa Sul-Americana. Apenas o líder de cada chave avança à próxima fase da competição, que será completada pelos terceiros da Libertadores.
Fonte: www.gazetaesportiva.com