A líder da bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional, deputada Coronel Fernanda (PL), apresentou um requerimento para a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, cobrando explicações a respeito da visita da atriz Angelina Jolie pelo Parque Nacional do Xingu.
A parlamentar que detalhes sobre a autorização da visita de Jolie e sua equipe estrangeira à Terra Indígena Capoto/Jarina, localizada no município de Peixoto de Azevedo. “A questão que queremos levantar é se houve flexibilidade para estrangeiros, tendo em vista as dificuldades impostas aos parlamentares da comissão externa que tem investigado a crise humanitária dos Yanomames e demais etnias”, disse Fernanda ao GD.
Segundo ela, que compõe a Comissão externa para investigar a crise humanitária dos Yanomames, a Fundação Nacional do Índio (Funai), tem dificultado a visita dos parlamentares que querem ir in loco para constatar a veracidade das denúncias. Entre os questionamentos, Coronel Fernanda quer saber quais os critérios usados pela Funai para permitir o ingresso de pessoas em territórios indígenas, e se esses critérios são os mesmos para brasileiros e estrangeiros.
“Quantos pedidos de ingressos na Terra Indígena Capoto/Jarina, localizada no município de Peixoto de Azevedo, foram protocolados junto à FUNAI nos últimos cinco anos, quem foram os autores, quais as motivações das visitas, quais foram os atendidos e quanto tempo os visitantes permaneceram na área?”, diz trecho do documento.
A parlamentar também quer a lista completa da comitiva da atriz que estava na Terra Indígena e se também tinha funcionários da Funai durante o encontro. Fernanda ainda quer saber houve gravações e se elas serão usadas pela atriz, se ela presenteou a aldeia com algo, e se a equipe da visita passou por algum tipo de quarentena para adentrar a Terra Indígena.
“Portanto, faz-se necessário que a Exma. Ministra dos Povos Indígenas, Srª Sonia Guajajara, apresente informações para que este Parlamento cumpra o seu papel fiscalizador e de acompanhamento das ações realizadas e planejadas pelo Poder Executivo e assim poder contribuir na busca de soluções nos planejamentos e ações para dirimir dúvidas através das informações a serem apresentadas”, finaliza o requerimento.
A visita de Angelina Jolie ocorreu na semana passada, quando ela se encontrou com o cacique Raoni Metuktire, referência mundial na preservação do meio ambiente e na defesa dos Povos Originários. Ela é conhecida por seu empenho em causas humanitárias pelo mundo, principalmente no continente africano.
O Parque Nacional do Xingu é lar de diversas etnias, e está localizado numa zona de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia, além de ser considerada a maior (2.6 milhões de hectares) e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo.
Fonte: www.gazetadigital.com.br