As inscrições da temporada 2022 para novos coralistas ingressarem no Coral UFMT já estão abertas. A novidade para este ano é o retorno às atividades presenciais. Os interessados poderão realizar a inscrição de 1º a 22 de abril pelos links disponibilizados pelas redes dos grupos.
Em função da pandemia de Covid-19 e por determinação da Administração Superior da UFMT, é obrigatória a apresentação do certificado de vacinação emitido pelo ConecteSUS ou site Vacinas Cuiabá, além do uso obrigatório das máscaras de proteção individual nas dependências do Coral.
A maestra do grupo, Dorit Kolling, ressalta que o Coral UFMT é para todas as idades acima dos 16 anos, e para esse público abaixo dos 18 anos em especial será necessária a autorização dos responsáveis para o ingresso.
“Essa idade mínima foi escolhida devido à mudança vocal desses adolescentes, mas cada voz, independente da idade, será avaliada pelos técnicos do Núcleo Coral”, explica Dorit.
A maestra ainda lembra que não é necessário os interessados terem conhecimento em música para a participação, “basta gostar de cantar e ter horário disponível para participar dos ensaios que, em via de regra, acontecem de segunda a quinta-feira, das 18h às 20h, mas no primeiro momento, os dias e horários serão divididos e informados posteriormente pelo Núcleo Coral”, reforça a maestra.
As audições
Para 2022, as audições acontecerão em duas etapas, sendo a primeira virtual e a segunda acontecendo de forma presencial.
Na primeira, que vai de 1º a 22 de abril, os interessados deverão gravar um vídeo de uma música de livre escolha, seguindo as orientações para a gravação que estão no formulário de inscrição e enviar por meio do próprio formulário.
“A equipe técnica do Núcleo Coral UFMT analisará os vídeos recebidos e avaliará questões musicais básicas como afinação, ritmo, interpretação e qualidade da proposta enviada, por exemplo”, explica Dorit.
Na segunda etapa os participantes selecionados serão convocados para comparecer presencialmente em data e horário a ser marcado individualmente, realizar a classificação vocal junto com os profissionais da voz e a maestra do coro, para a divisão das vozes, que são classificadas entre as femininas (sopranos, mezzos e contraltos) e as masculinas (tenores, barítonos e baixos).
Os nomes dos selecionados nas etapas serão divulgados nas redes sociais do Coral UFMT, dia 25 de abril para a primeira fase e dia 02 de maio para a segunda.
Demais coros
Dorit Kolling explica que, muito embora o Núcleo Coral UFMT seja formado por três grupos, Coral UFMT, Infantojuvenil e 3ª Idade, neste primeiro momento, apenas o Coral UFMT abrirá novas inscrições.
O Infantojuvenil e o da 3ª Idade ainda estão em formatação para que em breve as novas vagas sejam abertas em breve.
Fonte: folhamax.com