Novo plano nacional para contingencia para dengue
O governo federal deu início a uma série de ações preventivas para enfrentar o aumento de casos de dengue, típico do período de calor intenso e chuvas. As medidas foram anunciadas nesta semana e incluem campanhas educativas, mutirões de limpeza e um reforço nas iniciativas de vigilância epidemiológica.
A ministra da Saúde destacou a importância de antecipar essas ações, ressaltando que o país enfrentou, em 2024, uma alta expressiva no número de casos da doença.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Entre as iniciativas, está o envio de recursos adicionais para estados e municípios ampliarem as equipes de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Também haverá incentivos para projetos de mobilização comunitária e pesquisas voltadas ao aprimoramento das ferramentas de controle do vetor.
De acordo com especialistas para o Agencia Brasil, medidas de conscientização da população são indispensáveis para o sucesso das campanhas. A orientação é que todos colaborem, eliminando focos de água parada e adotando práticas de prevenção em casa e nos locais de trabalho.
O objetivo do governo é reduzir o número de casos e evitar surtos que sobrecarreguem o sistema de saúde.
Fonte: www.copopular.com.br