Neste sábado, a Conmebol divulgou o calendário detalhado da Copa Sul-Americana. O Santos, que ocupa o grupo C, busca o seu primeiro título na competição, e pode ter o técnico Fabián Bustos como peça importante em uma eventual campanha vitoriosa.
O treinador argentino esteve à beira do campo pelo Barcelona de Guayaquil em três edições da Libertadores: 2020, 2021 e 2022.
No primeiro ano, a equipe equatoriana despachou Progreso-URU, Sporting Cristal-PER e Cerro Porteño nas etapas eliminatórias. Já na fase de grupos, terminou na lanterna, atrás de Flamengo, Independiente Del Valle-EQU e Junior Barranquilla-COL.
A grande trajetória de Bustos no Barcelona ocorreu na última temporada, quando liderou o grupo C, à frente do Boca Juniors. Terceiro colocado, o Santos acabou eliminado naquela ocasião, assim como o The Strongest-BOL.
No mata-mata, o time de Guayaquil mostrou o seu futebol e foi passando por nomes relevantes da América do Sul: venceu Vélez Sarsfield-ARG nas oitavas de final e o Fluminense nas quartas. Já na semifinal, caiu diante do Flamengo, que viria a ser vice-campeão contra o Palmeiras.
Já nesta edição da Libertadores, o Barça chegou à terceira eliminatória. Bustos deixou o clube após a primeira partida da 2ª fase. Na última etapa antes da fase de grupos, o time viria a ser eliminado pelo América-MG nos pênaltis.
Por fim, cabe destacar a questão do favoritismo e da pressão, que deve ser maior no Peixe. Grande time do Equador, o Barcelona não era um dos mais cotados nos torneios continentais.
Já o Santos, mesmo em fase de reconstrução e após mau início de ano, segue como o maior campeão brasileiro da Libertadores ao lado de Grêmio, Palmeiras e São Paulo. Ainda pressionado, o Alvinegro Praiano enfrentará equipes que não possuem grande tradição a nível internacional: Banfield-ARG, Universidad Católica-EQU e Unión La Calera-CHI. Sob este contexto, a experiência de Bustos pode ter grande valia nos momentos decisivos.
Fonte: www.gazetaesportiva.com