Iniciativa busca fortalecer ações da atenção primária da saúde junto às escolas para, por exemplo, promoção a alimentação saudável e prevenção da obesidade
O Programa Saúde na Escola (PSE) atende 105.242 estudantes em 427 escolas da Rede Estadual de Ensino por meio de uma parceria entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Saúde (SES). As 13 Diretorias Regionais de Educação e 16 Escritórios Regionais de Saúde atuam juntos no programa.
A Seduc e a SES aderiram ao programa do Governo Federal, que busca o desenvolvimento de ações para a promoção da saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), junto às unidades escolares.
As 14 ações educativas que fazem parte do programa são a promoção da saúde bucal, alimentação saudável e prevenção da obesidade, saúde ambiental, situação vacinal, atividade física, prevenção de violência e acidentes, saúde ocular, saúde sexual, cultura de paz, prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas, além da prevenção de doenças negligenciadas, saúde auditiva e prevenção à Covid-19 nas escolas.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, aponta que o programa agrega iniciativas intrasetoriais com ações que envolvem os grêmios estudantis, alimentação escolar, núcleo de mediação escolar e política do bem-estar escolar.
“Abordar a saúde na escola é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral e conscientizar sobre a necessidade de uma vida saudável. Temos evidências de que as boas notas na escola também estão ligadas à níveis de saúde melhores”, completou Alan Porto.
Já o representante da SES, Milton Gustavo Fleury, relembra que o PSE é um projeto que existe há 17 anos e, para o biênio de 2025/2026, conta com o projeto de fortalecimento em parceria com a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal do Sul da Bahia.
Em Mato Grosso, além das escolas da rede estadual, o programa atende também outras 1.212 escolas da rede municipal, 12 escolas da rede privada e 5 da rede federal, que totalizam 505.294 estudantes atendidos.
“É uma estratégia preferencial para viabilizar a articulação de conhecimentos interdisciplinares no cuidado individual e coletivo, bem como a garantia de acesso e permanência com qualidade nas escolas, especialmente das crianças, adolescentes e jovens sob nossa corresponsabilidade, considerando a equidade e mitigando barreiras de acesso às políticas públicas”, pontua a representante estadual de Educação no programa, Célia Leite.
Fonte: www3.seduc.mt.gov.br