Forças da segurança federal deflagraram, há uma semana, a Operação Alfeu V, com objetivo de desocupar o garimpo ilegal que está em funcionamento dentro da Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso.
Polícia Federal, Rodoviária Federal, Exército, Centro de Operações Aéreas de MT e a Fundação Nacional do Índio (Funai) participam da ação, que visa combater os garimpos ilegais de ouro nas terras da etnia Nambikwara, que persistem há mais de 30 anos.
Desde o dia 19 de março, mais de 100 agentes públicos atuam cercando a Terra Indígena e bloqueando os acessos para coibir a prática ilegal. “O objetivo principal da ação conjunta era apreender as máquinas utilizadas no garimpo e identificar os responsáveis pela atividade criminosa”, informou a PF.
A operação foi encerrada no dia 23, com apreendeu de vários maquinários, como escavadeiras, motores, geradores e outros. Vale ressaltar que alguns dos maquinários, como os motores, estavam enterrados.
Segundo a PF, além do crime de invadir área protegida, o garimpo ilegal promove a destruição da vegetação, contaminação dos rios e altera o fluxo das águas na região.
Fonte: www.gazetadigital.com.br