MT: PRIMAVERA DO LESTE: Professora de teatro e atriz lança primeiro livro ‘Versos de uma Preta’ com poesias que começou a escrever aos 14 anos

MT:  PRIMAVERA DO LESTE:   Professora de teatro e atriz lança primeiro livro ‘Versos de uma Preta’ com poesias que começou a escrever aos 14 anos
Compartilhar

 

A atriz e professora de teatro Edilene Rodriguez, lança seu primeiro livro, “Versos de uma Preta”, neste domingo (27), às 16h30, na Biblioteca do Lago, em Primavera do Leste. A obra reúne poesias escritas pela autora ao longo da vida, desde os 14 anos, sendo uma ode às mulheres e as inúmeras histórias que foram caminho, afeto e possibilidades em seu processo de escrita.

 

A obra foi contemplada no Edital de Literatura da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, por meio da secretaria estadual de Cultura Esporte e Lazer (Secel), na categoria Publicação Literária para o público adulto. Edilene Rodrigues é atriz do grupo Teatro Faces e, agora, inicia uma nova fase em sua vida artística com a publicação do livro.

 

Versos de uma Preta tem ilustrações feitas pela multiartista Alice Anayumi. Para Edilene, a escrita deste livro perpassou um processo de cura interna, que contou com ajuda das mãos de muitas mulheres, que a sustentaram e foram abrigo no momento mais difícil de sua vida, a perda da mãe.

 

Ela comenta: “A vocês, mulheres irreparáveis – tias, primas, amigas, colegas de trabalho, artistas – que foram responsáveis por essa reimaginação das minhas experiências como mulher negra, de um feminismo como prática de transformação, de uma construção das minhas subjetividades como caminho para a empatia, a força, o transcender, o reimaginar dias possíveis e um futuro em que mais mulheres negras, latinas, periféricas possam publicar suas ensinagens, seus conhecimentos e afetos pelo prisma das suas potencialidades, pelo prisma da força do coletivo”.

 

Através de sua poesia, Edilene convida os leitores e leitoras a adentrarem seu mundo, compartilhando experiências pessoais e reflexões sobre o que é ser mulher neste mundo.

 

A autora não dá voltas, não há armadilhas escondidas em metáforas, há um brinde à demasia e à potência: a tentativa de encontrar um amor que conforte um coração que carece carinho com a mesma potência em que luta; a dor da ausência do irmão mais velho (ainda na flor da vida, ainda no jogo das possibilidades); a solidão da mulher preta sempre presente na pesquisa de Edilene Rodriguez, mas que agora em versos nos atravessa e nos pressiona a refletir sobre qual o nosso papel social diante de tantas denúncias e dor – comenta em seu prefácio, seu grande líder e amigo, Wanderson Lana.

 

A autora convida a todos para celebrar o lançamento do seu primeiro livro de poesias. O evento de lançamento é aberto ao público, e o livro será vendido no local por R$ 40.

 

Sobre a autora

Edilene Rodriguez é mato-grossense de coração. Nasceu em 3 de maio de 1994, em Grão-Mongol (MG). Aos dois anos de idade, mudou-se para Primavera do Leste com a família (de forma carinhosa conhecidos como Dona Creuza, Seu Ireno, os maninhos Fer e o Willi, e a maninha Ingrid).

 

Conheceu a literatura na escola Mauro Weis. Na biblioteca, devorava os livros de terror, de suspense e as literaturas para a infância. Aos 11 anos integrou o grupo Teatro Faces, se tornando membra-fundadora. E foi no teatro, que aprendeu a voar com sua grande inspiração como líder, pessoa e escritor, seu amigo Wanderson Lana. Aos 12 anos começou a escrever dramaturgias e poemas de forma despretensiosa.

 

Recebeu o prêmio Pretas Potências na categoria Artes da Cena em 2023 pelo Instituto Preta Hub e pelo Ministério da Cultura. É atualmente doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO/UFMT), é mestra em Teatro pela UDESC, graduada em Letras – Português – Inglês pela Unicesumar, possui licenciatura em Teatro pela Universidade de Brasília com intercâmbio em Fine Arts and Movies pela Universidade de Tampere – Finlândia.

Fonte:  gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %