O edital que prevê o desenvolvimento de tecnologias para o setor foi apresentado nesta quinta-feira (24) na cidade de São Vicente (SP) pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes
Empresas que queiram desenvolver tecnologias para o aproveitamento do gás natural gerado pela extração de petróleo do pré-sal terão o aporte do Governo Federal para o desenvolvimento desses projetos. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou nesta quinta-feira (24) uma chamada pública no valor de R$ 15 milhões para o financiamento dessas tecnologias. A apresentação do Edital foi feita na cidade de São Vicente, no litoral paulista.
A chamada pública vai financiar tecnologias que viabilizem essa mudança em 5 linhas temáticas. São elas: separação do gás de CO2 e outros contaminantes, liquefação de gás natural embarcado, transformação de gás natural em gás de síntese, transformação do gás de síntese em hidrocarbonetos líquidos e o uso do gás para produção de energia elétrica na boca do poço através de usinas instaladas em plataformas gas-to-wire (GTW).
“O gás que é gerado no pré-sal hoje, que é abundante, não está sendo economicamente aproveitado, nós temos que desenvolver tecnologias para que esse gás seja aproveitado pela sociedade brasileira e é esse o objetivo dessa seleção”, explicou Otávio Augusto Burgardt, diretor de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, vinculada ao MCTI. O recurso será operacionalizado pela Financiadora é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou do lançamento e destacou a importância deste tipo de chamada pública para o desenvolvimento do país. “Se a gente quiser uma cidade, um país que tenha sucesso, as empresas têm que ter sucesso. Empresa tem que ter lucro; empresa sem lucro fecha. Ela precisa ter lucro e com isso produzir novos serviços, novos produtos, produzir riqueza, nota fiscal e, com isso, ela vai produzir empregos e essas pessoas empregadas gastam mais no comércio para ter uma qualidade de vida melhor. Esse ciclo todo é que faz a riqueza”, destacou o ministro.
O secretário de Empreendedorismos e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, explicou o motivo de fazer o lançamento do Edital na cidade de São Vicente. “Nossa missão do MCTI envolve é produzir conhecimento, mas nós precisamos transformar em riqueza e melhorar a qualidade de vida da nossa população. E não é à toa que estamos aqui. Quando falamos de instrumentos para alavancar atividade econômica temos que estar próximos dos territórios que serão impactados, então lançar esta chamada tem que ser em regiões onde isso é realidade”.
Vale lembrar que o recurso disponível nesta chamada pública que financia o desenvolvimento de tecnologias para a monetização do gás-natural oriundo da exploração do pré-sal é não reembolsável, ou seja, não é preciso devolver para a União. O Edital com os detalhes da chamada já está disponível no site da FINEP/MCTI e o prazo de envio de propostas encerra no dia 23 de junho deste ano.
fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
link da noticia: clique aqui