A disputa para quem irá chegar no segundo turno das eleições em Cuiabá contra Eduardo Botelho (União) promete ser voto a voto entre Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT). Ambos estão empatados, sendo que o bolsonarista fica numericamente na frente por 0,5%.
O Gazeta Dados aponta que a briga entre os dois ocorrerá até o último instante da votação, obrigando as duas candidaturas demonstrar o seu poder de mobilização para que o eleitorado possa comparecer nas urnas.
Outro fator decisivo será a chamada boca de urna, onde o poder de volume de campanha e visibilidade dos apoiadores poderá influenciar os 10% de indecisos que definirão quem chegará ao segundo turno.
Os números do Gazeta Dados também revelam que apesar de Lúdio estar meio ponto percentual atrás de Abílio, ele é o candidato que mais cresceu nos último mês de campanha.
Se comparado com os dois últimos levantamentos do instituto, realizado em agosto e setembro, o petista cresceu 10 pontos em 35 dias. Enquanto Abílio, cresceu em média 8%.
Outro ponto de vantagem de Lúdio, de acordo com os números do Gazeta Dados, é o fator rejeição. Abilio Brunini segue sendo o mais rejeitado entre os cuiabanos passando os 30%, número considerado elevado.
Já Lúdio tem uma rejeição bem menor com 17%. Tais fatores sinalizam que Lúdio poderá ser o adversário de Botelho no segundo turno, já que podem impactar os 10% de indecisos ainda.
Os números também confirmam a mudança de postura dos dois candidatos na última semana. Enquanto, Lúdio demonstrou confiança afirmando que estará no segundo turno, Abilio abandonou a postura de um político mais madura e calmo, e voltou a atuar como sempre faz, provocativo e atacando os adversários, e usando do deboche.
Ele também decidiu retomar o debate das pautas de costumes e o uso da religião para tentar convencer o eleitorado a não votar no petista.
Fonte: gazetadigital.com.br