Deputado federal é candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) aparece na lista dos 12 parlamentares do Congresso Nacional candidatos que têm zero alinhamento com a pauta ambiental. A suplente de deputada, Flavinha (MDB), também aparece na lista.
A informação é do Congresso em Foco, que divulgou a 2ª edição do ‘Farol Verde’ realizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), para identificar o grau de alinhamento de parlamentares à pauta ambiental.
Além de Abilio e Flavinha, que está como deputada no lugar de Juarez Costa (MDB), que se licenciou do cargo, também está na lista Délio Pinheiro (PDT-MG), Dr. Remy Soares (PP-MA), Duarte Gonçalves Jr. (Republicanos-MG), Hélio Leite (União-PA), Luiz Antônio Corrêa (PP-RJ), Nitinho (PSD-SE), Paulo Marinho Jr (PL-MA), Raniery Paulino (Republicanos-PB), Ricardo Guidi (PL-SC) e Ulisses Guimarães (MDB-MG).
Leia também – PF faz busca em ‘comitê’ não oficial de Dorner e apura crimes eleitorais
O índice analisa os votos dos parlamentares entre 2023 e 2024 em pautas ambientais, sendo 78 consideradas benéficas à pauta ambiental, e 30 prejudiciais.
Recentemente, foi divulgado que nenhum dos 8 deputados federais de Mato Grosso apresentou projetos de proteção contra queimadas no Estado, que atualmente lidera o ranking de focos de incêndios no Brasil, com mais de 30 mil ocorrências, principalmente na Floresta Amazônica, no Cerrado e no Pantanal.
Um levantamento do Jornal A Gazeta, realizado no Portal de Transparência da Câmara Federal, revelou que, desde o início do mandato dos parlamentares em 2023, até 16 de setembro de 2024, nenhum deputado destinou emendas para o combate a incêndios.
Fonte: gazetadigital.com.br