Nesta quinta-feira, 26 de setembro, ocorreu na cidade de João Pessoa, Paraíba, a reunião entre a diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO), os presidentes e conselheiros dos Conselhos Regionais (CROs) e os conselheiros federais da região Nordeste. Este foi o encerramento de um ciclo de visitas da “Caravana CFO – 60 anos pela melhor Odontologia do Mundo”, organizado pelo CFO. Seu objetivo foi visitar todas as regiões do país, e entender de perto das demandas da Odontologia de cada Regional.
O respeito e atualização do piso salarial da Odontologia, assunto de relevância nacional também foi um dos principais temas debatido no encontro. Outros assuntos de repercussão em todo país também foram abordados, como a qualidade da área educacional na Odontologia, e atualizações sobre o exame de proficiência, além de questões relativas à ética, redes sociais e a padronização da fiscalização. Relativo as demandas específicas de cada região, o CFO reafirmou seu compromisso em apoiar os CROs por meio de diversos programas federais, como o de apoio administrativo e o de fiscalização. Esta foi também uma oportunidade para os presidentes dos Conselhos Regionais compartilharem suas experiências e desafios enfrentados em seus respectivos estados.
O presidente do CFO, Juliano do Vale, falou sobre o encontro, destacando a importância de tratar diretamente com os presidentes dos regionais, as necessidades e particularidades de cada Estado: “O CFO completou em 2024, 60 anos de uma história que está intrinsecamente ligada aos avanços da Odontologia brasileira. Agora devemos intensificar nossos esforços rumo novas conquistas para a classe e a profissão. Temos, na região Nordeste, o maior número de estados entre todas as regiões do país e, consequentemente, o maior número de Regionais também. Isto é muito representativo dentro de todo o Sistema Conselhos. Cada estado tem suas diferenças culturais e socioeconômicas, mas por pertencerem a mesma região geográfica, possuem também suas similaridades e suas confluências. Este encontro foi uma oportunidade de entender as demandas de cada Regional, e poder traçar um plano de ação específico que possa colaborar com a valorização da classe em todo o Nordeste, de forma que traga um reflexo positivo para toda a Odontologia nacional”, explicou. Ele também abordou o piso salarial. “Pudemos hoje debater e reafirmar o compromisso de todo o Sistema Conselhos com a luta pelo respeito e atualização do piso para a categoria. Nos últimos anos temos tido diversas tratativas junto a outras entidades, ao Governo Federal e ao Congresso Nacional, na defesa do tema. Temos outras ações importantes planejadas e vamos continuar este trabalho de forma incansável, até o respeito ao piso seja realidade em todo o país”, frisou.
Para conferir ações do Sistema Conselho na luta pelo Piso Salarial, clique aqui.
O Presidente do CRO-PB, Leonardo de Oliveira, destacou a importância do encontro: “Tivemos a oportunidade de discutir vários pontos importantes para a profissão na nossa região, principalmente sobre o piso salarial. Hoje, todos tem consciência de que levantamos esta bandeira. O CRO da Paraíba tem muitas causas ganhas na justiça para que os profissionais da Odontologia ganhem um salário mais digno. Temos avançado muito e o Conselho Federal, além de todos os Conselhos Regionais estão atentos e a importância desta demanda”, declarou Leonardo.
Fonte: website.cfo.org.br