Volta das quartas de final será na próxima semana, num Mineirão que deverá estar lotado
Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo pelos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz. Com esse resultado, a Raposa poderá perder por até um gol de diferença no Gigante da Pampulha que avançará de fase; em caso de derrota pela mesma diferença, decisão será nos pênaltis.
Na escalação inicial, Seabra realizou alterações que geraram surpresas. O zagueiro João Marcelo foi para o banco de reservas e deu lugar a Villalba; já Barreal, recuperado de dores no tornozelo esquerdo, ficou como suplente, enquanto Veron foi titular.
O jogo
Já nos minutos iniciais, o Cruzeiro deu indicativos de controle da partida. Mas isso gera um receio na torcida: o time será eficaz? E foi. Após algumas tentativas, veio o gol de alívio.
Aos 18 minutos, William, na direita, lançou Kaio Jorge em profundidade, que bateu forte e de primeira para balançar as redes. O árbitro assistente havia marcado impedimento, mas o VAR revisou e validou o lance
O segundo veio nos acréscimos da primeira etapa. Em jogada de velocidade, Veron passou para Lautaro, que corria em direção ao gol e bateu na saída do goleiro.
O segundo tempo foi mais ‘morno’, com os visitantes mais cautelosos e os mandantes sem muitos recursos para correr atrás do prejuízo. Nos instantes finais, o jovem Kaiki ainda perdeu um gol de frente para a meta, assim como Barreal.
Futuro
Agora, o Cruzeiro volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde está pressionado após uma má atuação em casa, perante o São Paulo. No próximo domingo (22/9), às 18h30, a equipe encara o Cuiabá, na Arena Pantanal.
Já a volta com o Libertad será disputada na quinta (26/9), às 21h30, no Mineirão. Antes disso, o time paraguaio recebe o Tacuary, pela liga nacional.
Ficha técnica
O quê: Libertad 0 x 2 Cruzeiro
Motivo: ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Quando: quinta-feira, 19 de setembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Onde: estádio Defensores del Chaco, em Assunção-PAR
Libertad: Martín Silva; Iván Ramírez (Héctor Villalba), Diego Vieira, Néstor Giménez e Matías Espinoza; Hugo Martínez (Álvaro Campuzano), Hernesto Caballero, Alejandro Silva e Rubén Lezcano (Luis Cardozo); Marcelo Fernández (Roque Santa Cruz) e Gustavo Aguilar. Técnico: Daniel Garnero
Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba (Kaiki) e Marlon; Lucas Romero (Fabrizio Peralta), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Mateus Vital); Gabriel Veron (João Marcelo), Lautaro Díaz (Álvaro Barreal) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra
Arbitragem: Gustavo Tejera (URU); Martin Soppi (URU) e Pablo Llarena (URU). VAR: Andrés Cunha (URU)
Gols: Kaio aos 18′ do 1ºT e Lautaro aos 47′ do 1ºT (CRU)
Cartões amarelos: Ramírez e Giménez (LIB); Veron (CRU)