O Pleno levou em consideração a manifestação emitida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE)
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deferiu, por unanimidade, o registro de candidatura de Miriam Calazans (PDT) a vice-prefeita de Cuiabá.
Com a decisão, a pedetista segue liberada para disputar a eleição municipal, formando chapa com o candidato a prefeito, Domingos Kennedy (MDB), pela coligação Por Amor a Cuiabá.
Leia também:
Pesquisas apontam que apenas 11 capitais elegem prefeito em 1º turno
O voto do relator do processo, juiz Eustáquio Inácio de Noronha Neto, foi seguido pelos demais membros do Pleno e levou em consideração o parecer favorável emitido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Segundo a decisão, Miriam pode promover a regularização da inscrição eleitoral em data anterior ao ato de diplomação dos eleitos.
“Não vejo como justo e tmpouco razoável impedi-la de participar do pleito por essa situação que, em sendo eleita, possa ser sanada antes mesmo da diplomação. Então, com essas breves considerações, em consonância com o parecer ministerial dou parcial provimento ao recurso para deferir o registro de candidatura da recorrente”, disse o juiz.
O recurso da candidata foi apresentado pelo advogado Rodrigo Cyrineu, que também fez sustentação oral com a advogada Bruna Figueiredo Oliveira Silva.
Cyrineu apontou que todos os empecilhos para a regularização já foram sanados, e que esse processo será feito a partir da reabertura do cadastro eleitoral.
“Data máxima vênia, querer elastecer o conceito de gozo dos direitos políticos, para aí incluir o cancelamento de título eleitoral em decorrência da não realização de biometria é, com todo o respeito, uma interpretação constitucional absolutamente desautorizada”, destaca trecho do recurso.
Fonte: diariodecuiaba.com.br