Se você conhece a Xuxa , sabe que hoje a apresentadora é vegana. Atualmente com 61 anos, a eterna rainha dos baixinhos, que fez sucesso com suas Paquitas, impressiona com um corpo todo definido, que é fruto de uma rotina de exercícios e uma dieta super balanceada.
Antes de se tornar vegana, a mãe de Sasha seguia uma dieta super saudável e ainda comia alguns tipos de peixes, com exceção de carne vermelha, que aboliu ainda na adolescência. Em 2013, há 11 anos, o finado site Ego detalhou como era a alimentação de Xuxa.
Sempre preocupada com a saúde, Xuxa não comia sal e muito menos açúcar em suas refeições. “A comida da Xuxa não leva sal. Ela come muitas saladas cruas e frutas. Xuxa não curte muito legumes cozidos e gosta da combinação tomate e manjericão”, disse a chef Claudia Vasconcellos na época.
Diferente do convencional, em que comidas são temperadas com sal, Xuxa usava outras ervas para dar gosto aos seus alimentos, especialmente por também não gostar de alho e nem cebola, temperos de base da culinária: “Como gosto de sentir o sabor das frutas, legumes e verduras, não como sal nem açúcar. Gosto de comidas naturebas”, explicou Xuxa na ocasião.
A dieta de Xuxa também era composta por tortilhas, folhas de arroz com harumaki, abobrinha e cenoura, e minipizzas feitas com massa de linhaça. Por não consumir bebidas alcoólicas, a apresentadora aposta em sucos naturais, sendo uma combinação de laranja com morango e maçã uma de suas favoritas. Água de coco e chá verde também são seus queridinhos.
Na época, Xuxa ainda comia, pelo menos uma vez na semana, peixes e frutos do mar para compensar a proteína. Para isso, a escolha era sempre uma tilápia grelhada, camarões ou salmão cru. Hoje, porém, a apresentadora não tem mais tais hábitos, já que virou vegana.
Por fim, a sobremesa não pode faltar na dieta de Xuxa. Chocólatra por natureza, ela sacia a vontade de doces com uma sobremesa de banana caramelizada com açúcar mascavo. “Quando ela não está preocupada com a balança, também faço de vez em quando um petit gateau de chocolate”, disse a chef na época.
Durante uma participação no ‘Top Chef’ em 2020, Xuxa falou sobre seu veganismo: “Eu já nasci com intolerância ao leite e já não fazia boa digestão da carne, mas demorei um pouco por ser filha de gaúchos, que achavam que a gente tinha que comer carne para viver. Aos 11 anos eu comecei a parar, e, aos 13, eu parei completamente de comer carne vermelha”.
“Logo depois disso comecei a me informar e entendi que a gente não precisa de proteína animal, se ela vem do vegetal. Só que a gente não aprende isso. Aprendemos na escola que a proteína vem do bicho, mas não é verdade”, continuou a famosa.