O ministro do MCTI, Marcos Pontes e o diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação da SEAPC/MCTI, Daniel Lavouras, participaram do evento.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou, nesta segunda-feira (21), da 20ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE). O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, marcou presença no painel Educação, Ciência e Inovação: oportunidades para a nova geração de líderes, por meio de videoconferência. A participação foi transmitida ao vivo no canal do MCTI no YouTube.
Pontes começou falando da importância da participação dos jovens na pesquisa do país. “As notícias são boas, e eu estou falando aqui especificamente dos jovens. Na frente de vocês existe um horizonte maravilhoso de possibilidades, de oportunidades para que vocês desenvolvam suas carreiras em diversas áreas do conhecimento e lembrar que ciência, tecnologia e inovações, apoiados com a educação, essas são as bases que fizeram todos os países desenvolvidos, ou seja, o Brasil tem que seguir por essa mesma trilha. E nós temos agora uma trilha bem definida”.
O ministro falou que, com a aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) no ano passado, os horizontes da ciência no Brasil mudam transformando conhecimento em novas empresas que vão movimentar a economia do país. “Feiras como essas são interessantes para você ver várias áreas e conhecer várias possibilidades dentro das escolas”, ressaltou o ministro. Marcos Pontes destacou algumas das áreas que precisam do talento desses estudantes.
Pontes começou falando sobre transformação digital que envolve uma série de tecnologias que estão no dia a dia, como a inteligência artificial e a internet das coisas. Na área de saúde, o ministro destacou a pesquisa nacional que desenvolveu vacinas contra a Covid-19. O MCTI Futuro, que oferece mais de 70 mil vagas para especialização destes estudantes, também entrou na lista do ministro. Além disso, o MCTI tem oportunidades em áreas como a pesquisa espacial, biotecnologia, energia nuclear, pesquisa na Antártica e nos oceanos, biodiversidade e outras áreas estratégicas para o país.
A professora Zaira Turchi, representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), autarquia vinculada ao ministério, reforçou o trabalho da atual gestão do MCTI na promoção e estimulo ao jovem na ciência. “Quero destacar que ele [ministro Marcos Pontes] desde que assumiu o ministério ele sempre colocou os jovens e a importância de programas de estímulo aos jovens à ciência brasileira, trabalhando nessa questão tão importante que é ter financiamento e ter programas que possam continuar e tornar referência para contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país”.
O diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC/MCTI), Daniel Lavouras, reforçou a importância do protagonismo desses estudantes para o avanço da qualidade dos profissionais no país. “Vocês que participam de uma feira, dê a atenção devida ao o que vocês estão fazendo. Tem um monte de oportunidades que vocês podem aproveitar. Aqui no nosso departamento a gente estimula também as Olimpíadas do Conhecimento, tem mais de 80 olimpíadas. Vocês que já estão engajados na FEBRACE já estão um degrau acima, nos ajudem a espalhar essa ideia, sejam embaixadores da ciência e tecnologia”.
FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. Desde 2003, a FEBRACE realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.
Todos os anos, a feira mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Este ano, a feira vai até o próximo dia 26 de março. As atividades podem ser acompanhadas pelo portal: febrace.org.br.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Link da noticia: clique aqui