Atendimentos aumentaram drasticamente nos últimos anos e a unidade especializada passou de 40 para 3 mil entregas por ano
O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), entregou 9.727 aparelhos auditivos entre janeiro de 2019 e julho de 2024.
Conforme levantamento realizado pela unidade, os atendimentos aumentaram exponencialmente nos últimos anos. Durante todo o ano de 2019, foram entregues apenas 40 aparelhos auditivos, contra os mais de 3 mil que foram entregues em 2023.
Localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, o Cridac também entregou 1.145 aparelhos auditivos em 2020, 2.389 aparelhos em 2021, 2.076 aparelhos em 2022 e 1.012 aparelhos entre janeiro e julho de 2024. As cirurgias para a colocação do implante coclear são realizadas pelo Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que a ampliação dos atendimentos é fruto de uma gestão responsável e competente.
“O Cridac oferta um serviço diferenciado à população de Mato Grosso. Esses milhares de aparelhos mudam para melhor a vida de pessoas com deficiência auditiva, que passam a ouvir o mundo ao seu modo. Não se trata apenas de um número elevado, que demonstra a eficiência da saúde, mas sim de milhares de vidas que são impactadas por esse serviço”, ressaltou o gestor.
Para a Mariane Carneiro, filha da paciente Marizete Carneiro, que realizou o implante coclear e recebeu o aparelho auditivo pelo Cridac, o implante trouxe qualidade de vida para a mãe.
“O implante está sendo muito positivo para minha mãe. Era uma coisa que queríamos muito, uma esperança. Ela já está conseguindo ouvir algumas palavras, o nome dela, o nome da cachorrinha dela, sendo que há mais de dois anos ela não ouvia nada. Ela já está conseguindo ouvir algumas coisas e está trazendo felicidade para nós todos”, disse.
A diretora do Cridac, Suely Pinto, parabenizou a equipe da Coordenadoria de Saúde Auditiva da unidade, que completou 25 anos de trabalhos prestados à população do estado.
“Não tenho dúvidas de que esse resultado é fruto de uma equipe comprometida e dedicada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Passamos de 40 para mais de 3 mil entregas por ano. Parabenizo todos os profissionais envolvidos e reforço que o Cridac trabalha para ofertar um atendimento cada vez melhor e mais eficaz à nossa população”, acrescentou.
Já a secretária adjunta de Unidades Especializadas, Caroline Dobes, enfatizou a importância da unidade, que atua como referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.
“O Cridac é uma unidade de referência em Mato Grosso, comprometida em garantir um atendimento eficiente e qualificado. Operando sempre por meio do SUS, o objetivo da unidade é ofertar um ambiente moderno, capaz de acolher cada vez mais pacientes de todo o estado”, concluiu.
Ana Lazarini SES-MT Crédito: Cridac