Objetivo é compartilhar conteúdos e práticas que contribuam com a redução do estresse, ansiedade e depressão
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciou mais uma Capacitação do Programa Educação para Redução do Absenteísmo (ERA), voltada exclusivamente para a importância da saúde mental e como conquistá-la. O Programa é desenvolvido pela Coordenadoria de Saúde e Segurança (COSS), ligada à Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP) da Seduc.
Dividida em quatro módulos, a capacitação pode ser acessada por meio da plataforma digital da Seduc clicando no link AQUI. A intenção é compartilhar conteúdos e práticas que contribuam com a redução do estresse, ansiedade e depressão, tornando a rotina diária dos servidores da Educação mais saudável e produtiva.
A psicóloga Leurilaine Azambuja, da Coordenação de Saúde e Segurança, lembra que tratar de saúde mental é um tema recorrente, importante e pertinente para um momento em que muito se fala sobre Síndrome de Burnout, depressão, estresse, esgotamento emocional e todos os transtornos mentais que prejudicam a saúde emocional das pessoas. “Em todos esses casos, a prevenção é a melhor forma de evitá-los”, define a psicóloga.
Ela observa que não se pode atribuir aos problemas ou a uma rotina extenuante toda a responsabilidade de se viver sob fadiga extrema, sem perspectiva de descanso e descarga emocional. “Por isso o Programa ERA trabalha frequentemente com foco nesse tema”. De acordo com Leurilaine Azambuja, a falta de cuidados pode acelerar esse processo e comprometer a sua saúde como um todo.
Pensando nisso, a nova Capacitação trabalha com temas que objetivam justamente a prevenção: Como impulsionar a sua saúde mental em tempos de pandemia? Identificando sinais e sintomas de estresse, ansiedade e depressão; Controlando a ansiedade e, por fim, o tema Combatendo à depressão.
Os temas ajudam na compreensão de que a saúde mental está relacionada à forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. “Estar com a saúde mental equilibrada é estar bem consigo e com os outros. É compreender as exigências da vida. É saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida”.
Cleuber Cristiano Sousa, líder do ERA, também ressalta a importância de os servidores da Secretaria de Educação sempre questionarem sobre ações práticas para manter a saúde mental em harmonia. “Vamos descobrir juntos por meio dessa capacitação”, diz. Ele reforça a importância de todos se juntarem nessa atividade que, segundo ele, terá reflexos não apenas no ambiente de trabalho. “Os benefícios chegam também à família e ao convívio social do servidor”, explica Cristiano.
O líder do ERA observa que essa postura colaborativa e permissiva do servidor é o que garantirá o sucesso dessa capacitação. Reforça que, enquanto os gatilhos mentais estimulam o cérebro na tomada de decisão, ter uma postura positiva no dia a dia, adotar hábitos saudáveis e outras atitudes que colaboram para uma boa saúde mental, previnem a instauração dos sentimentos negativos. “Como resultado final, além de uma melhor saúde mental, reduzimos o índice de afastamentos do trabalho por licenças médicas e melhoramos a produtividade”.
Além dessa nova Capacitação, os servidores da Seduc podem acessar outros conteúdos no YouTube e Sptify, que tratam da saúde da mulher e autoestima, por exemplo. A psicóloga Leurilaine Azambuja faz questão de divulgar, também, o perfil do ERA no Instagram – @programaera.seduc. “Por meio do Instagram, beneficiamos toda a sociedade e não apenas os servidores da Seduc. O nosso conteúdo referente à saúde mental, saúde da mulher e redução do absenteísmo, além de outros postados nas redes sociais podem e devem ser vistos e colocados em prática por qualquer pessoa”, finaliza.
Fonte: www3.seduc.mt.gov