Pesquisa realizada pelo NEAST/UFMT com apoio de uma universidade escocesa desvenda o lado obscuro do agronegócio em Mato Grosso
O Sintep-MT disponibiliza para os profissionais da educação e interessados uma revista em quadrinhos produzida pelo Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (NEAST), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceira com uma universidade escocesa, intitulado “Conhecendo a Agricultura do Agronegócio e Impactos no Ambiente e na Saúde”. O material foi disponibilizado pelo professor doutor Wanderlei Pignati, um dos autores do trabalho, e pode ser acessado e distribuído para os estudantes.
A revista em quadrinhos de dez páginas possui uma linguagem simples para o estudante leitor, que se envolverá com três amigos que são levados pelo Tio a conhecer a cadeia produtiva do agronegócio. O conteúdo aborda o uso de agrotóxicos nas plantações soja, milho e algodão, o desrespeito às legislações sobre aplicação de venenos, descarte indevido de material tóxico, comprometimento do solo, contaminação das águas e o envenenamento das pessoas pelo ar, pele, alimentação e água
O material oferece aos profissionais de educação, em especial os que atuam como Ciências e Biologia, um conteúdo interessante para os estudantes. Mas, para além dessas disciplinas as informações podem ser multiplicadas entre toda a comunidade escolar, sendo um material propício a transversalidade disciplinar por abordar modelo de produção, cidadania, direitos humanos, desigualdade social entre outros.
Para o professor Pignati é fundamental que as informações cheguem nas escolas e nas comunidades de Mato Grosso, onde a população é prejudicada pela “destruição antrópica que é realizada pelo homem”.
Confira aqui Revista em Quadrinho
Fonte: sintep.org.br