Participantes receberam certificado pela Escola de Meio Ambiente da Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC)
Com um público de 246 biólogos do Estado, a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso promoveu, nesta terça-feira (06.08), o curso de atualização sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O objetivo foi atualizar o conhecimento dos profissionais que cadastram projetos de regularização ambiental no sistema.
A qualificação aconteceu com o público presente no auditório Arne Sucksdorff, na sede da Sema, e via Google Meet.
O biólogo Celso de Arruda, que está há mais de 25 anos no mercado, destacou que o sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital) é rápido e transparente. “Mais uma oportunidade para nós no mercado de trabalho”, disse.
A professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mônica Aragona, estimulou os alunos do bacharelado a participar do curso.
“A presença da aula de hoje era a participação do curso promovido pela Sema, seja presencial ou via Google Meet. Estou sempre buscando as oportunidades de mercado de trabalho. O CAR Digital vem para agregar e como uma ótima opção. A turma está no segundo semestre e com bastante tempo para entender e aprender a usar a sistema”, reforçou.
A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, abriu a programação com a apresentação entitulada ‘Oportunidades e desafios para a Regularização Ambiental em Mato Grosso – Agilidade e qualidade no processo de validação com o CAR Digital’.
Luciane fez um histórico do licenciamento ambiental desde 1995 até o CAR Digital. A adjunta reforçou que o foco do novo sistema é o combate ao desmatamento ilegal e que toda evolução é uma decisão de Governo em sintonia com o Código Florestal Brasileiro. “O técnico que atende um produtor precisa saber orientá-lo de forma correta. Por isso, entender todas as particularidades do sistema é de suma importância”, disse.
O presidente do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região, André Camilli Dias, falou sobre papel do biólogo na regularização ambiental. “Quem atua no mercado de consultoria ambiental, vem para auxiliar o produtor que precisa regularizar a situação da sua propriedade, principalmente para obter crédito e benefícios do Governo. É uma oportunidade que o mercado está oferecendo”.
Segundo André, a regularização ambiental é mais uma fatia de trabalho para o biólogo, e o CAR Digital oportuniza isso. “Vamos promover mais ações como esta e auxiliar de alguma forma a categoria estar preparada para atender com excelência”.
Aconteceu ainda a palestra sobre Geoprocessamento de Monitoramento Ambiental, explanada pela servidora da Sema, Olga Kummer. Já o servidor Gabriel Vitorelli falou sobre Transparência e qualidade da informação com o Geoportal.
Houve ainda interação com perguntas e respostas dos palestrantes e pelo superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental, Felipe Klein. Os participantes receberam certificado de quatro horas pela Escola de Meio Ambiente da Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC).
Maricelle Lima Vieira Sema-MT