O Alvinegro paulista voltará a ficar frente a frente com o Tricolor gaúcho em um mata-mata de Copa do Brasil após 11 anos. A última vez que as equipes se encontraram na fase eliminatória da competição foi em 2013, que terminou em uma eliminação ‘traumática’ para muitos corintianos.
O primeiro confronto entre Corinthians e Grêmio naquele ano aconteceu no dia 25 de setembro, pelas quartas de final do torneio nacional. O Timão também começou aquela eliminatória atuando dentro de seus domínios, mas ainda não tinha a Neo Química Arena.
Dessa forma, o clube alvinegro mandou a partida no Pacaembu. À época comandado por Tite, o time entrou em campo com: Cássio; Edenilson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Claudio Maldonado, Douglas e Danilo; Guerrero e Emerson Sheik.
Do outro lado, o Grêmio de Renato Portaluppi iniciou a partida de ida com: Dida; Pará, Matheus Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Cristian Riveros e Ramiro; Eduardo Vargas, Barcos e Kleber Gladiador.
O primeiro encontro entre as duas equipes naquela quartas de final terminou empatado sem gols. Com isso, a vaga ficou em aberto a definição do semifinalista encaminhou-se para o jogo de volta.
O segundo duelo do mata-mata entre Corinthians e Grêmio foi realizado quase um mês depois da ida, no dia 23 de outubro de 2013. O embate disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, reservou muitas emoções e uma eliminação dura para o Timão.
Tite mudou algumas peças do time que foi titular na ida. Walter atuou no gol, enquanto Alessandro substituiu Edenilson e Fábio Santos entrou no lugar de Igor. Guilherme substituiu Maldonado, e o ataque foi composto por Alexandre Pato e Emerson Sheik. O Grêmio, por sua vez, repetiu a escalação do primeiro jogo.
Os 45 minutos iniciais reservaram poucas chances de gol. Na etapa final, o Alvinegro paulista até melhorou, mas o empate em 0 a 0 persistiu no marcador. Com isso, a definição da vaga na semifinal foi para os pênaltis.
O Grêmio abriu as cobranças e Barcos parou em defesa de Walter. Na sequência, Dida pegou o pênalti de Danilo. Alex Telles desperdiçou para os donos da casa, e em seguida, Romarinho abriu o placar. Pará marcou para o Tricolor gaúcho e Dida pegou sua segunda penalidade da noite em cobrança de Edenílson.
Elano e Alessandro, por Grêmio e Corinthians, converteram. Kleber Gladiador foi às redes na quinta cobrança gremista. Veio Alexandre Pato para a batida decisiva. O centroavante do Timão decidiu pela cavadinha, mas Dida estava esperto e fez a defesa que colocou o time gremista na semifinal.
O pênalti de Pato ‘traumatizou’ muitos corintianos e, inclusive, culminou em uma saída conturbada do jogador. Naquela edição, o Grêmio caiu para o Athletico-PR na fase seguinte e nem avançou à final.
Agora, os dois times se reencontram no mata-mata da Copa do Brasil e buscam uma vaga nas quartas de final para, quem sabe, conquistarem mais um título do torneio. O Timão vai atrás do quarto troféu, enquanto o Tricolor gaúcho quer sua sexta conquista.