O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) aprovou na quarta-feira (10) o início das atividades da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, Mato Grosso. Esta é a terceira ZPE ativa no Brasil, juntando-se às de Pecém, no Ceará, e Parnaíba, no Piauí.
Para viabilizar a operação, o governo do estado investiu R$ 22 milhões na construção de estruturas administrativas, aduaneiras e de infraestrutura. Localizada estrategicamente na rota do Quadrado Rondon, uma importante via de integração sul-americana, a ZPE de Cáceres está pronta para impulsionar o desenvolvimento regional.
No dia 3 de julho, uma equipe técnica liderada pelo secretário executivo do CZPE, Fabio Pucci, realizou uma vistoria detalhada nas instalações da ZPE de Cáceres. A vistoria confirmou a conclusão das obras conforme o cronograma físico-financeiro pactuado com o CZPE, validando a prontidão da ZPE para iniciar suas operações.
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) está atualmente analisando quatro propostas de projetos para instalação na ZPE de Cáceres. Esses projetos focam em atividades industriais e de serviços voltados para a exportação. Além disso, novos interessados podem apresentar propostas para aproveitar os benefícios tributários, administrativos e cambiais oferecidos pela ZPE.
Para se instalar na ZPE, as empresas devem ter uma orientação exportadora, promover a difusão tecnológica e gerar benefícios para a região. O objetivo é reduzir as desigualdades regionais e proporcionar desenvolvimento econômico e social.
A administração municipal celebrou essa aprovação e agradeceu a sensibilidade do vice-presidente e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e o empenho do Ministro Carlos Fávaro, que é de Mato Grosso, pela celeridade neste processo.
De acordo com a prefeitura, essa aprovação representa um marco histórico para a cidade e promete impulsionar a economia local, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
Fonte: jornalcorreiocacerense.com.br