De lá para cá, houveram apenas três jogos entre as equipes com mando do Tigrão, sendo duas vitórias do Criciúma e um empate. Se considerar todos os duelos nos últimos dez anos, o Fluminense leva vantagem, com cinco triunfos em oito jogos.
No total, os times se enfrentaram dez vezes com o clube de Santa Catarina como mandante. Foram seis resultados a favor do Criciúma, três vitórias do Fluminense e somente um empate.
Atual campeão da Libertadores, o Fluminense vive situação alarmante no Campeonato Brasileiro e tem 87,8% de chance de rebaixamento para a Série B, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Após 15 rodadas disputadas, a equipe ocupa a lanterna da competição, com sete pontos conquistados, sete atrás do Cuiabá, primeiro time fora da zona do rebaixamento. O Fluzão já soma uma sequência de 12 jogos sem ganhar, sendo o último e único triunfo em abril, sobre o Vasco por 2 a 1.
Na última rodada, o Fluminense perdeu para o Fortaleza por 1 a 0, na Arena Castelão. Este foi o primeiro duelo de uma sequência de três partidas fora de casa no Brasileirão.