MT: Criança como prioridade: Seminário aborda a importância do ensino na primeira infância

MT:  Criança como prioridade: Seminário aborda a importância do ensino na primeira infância
Compartilhar

 

Os 13 diretores regionais de educação e as equipes gestoras da política de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) participam, em Cuiabá, do 4º Seminário Estadual da Educação Infantil com o tema ‘O protagonismo infantil: as crianças como prioridade em todos os lugares e tempo’.

O evento, que terminou hoje (4), é realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME-MT), com apoio da Seduc, e tem como objetivo contribuir para a formação do dirigente municipal de educação para que, no desempenho de suas funções, estes gestores atuem para a melhoria da Educação Pública no Estado.

A participação da Seduc inclui, ainda, a composição de mesas de discussão, com a participação do coordenador de Gestão de Rede e Coordenador Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob, além de oferecer salas temáticas dedicadas ao censo escolar e aos dados relacionados à educação infantil.

O evento também reúne secretários municipais de educação, professores e técnicos escolares que participam de palestras, mesa redonda e exposições de trabalhos que objetivam discutir o protagonismo infantil, com foco nas crianças como prioridade em todos os contextos e momentos.

Para o presidente da Undime-MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, a primeira infância merece atenção especial de todos os entes federados, pois é um período fundamental para o desenvolvimento emocional, mental e das habilidades motoras e sociais da criança.

“Grande parte do potencial intelectual desenvolvido pela criança já está estabelecido aos quatro anos, sendo a primeira infância, portanto, uma fase decisiva no desenvolvimento do ser humano. É a fase onde a criança tem o seu primeiro contato com o lápis e o caderno”, disse Fidelis na cerimônia de abertura.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também destacou a importância de se garantir o acesso à educação infantil às crianças até os cinco anos de idade.

Ele lembrou que a educação é um dever do Estado assegurado pela Constituição Federal. Já a responsabilidade pela oferta dessas modalidades, segundo ele, é, prioritariamente, dos municípios.

“Nesse contexto, o regime de colaboração está sendo fundamental. Asseguramos o compromisso em proporcionar uma educação de qualidade e transformadora para os estudantes da Rede Estadual e também as municipais”, disse ele.

O evento prossegue nesta quinta-feira (4), com o tema Censo Escolar: pilar para o planejamento e gestão educacional.

Fonte:   atribunamt.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %