Com o resultado, o Cruzeiro desperdiçou a oportunidade que teve de entrar no G6 da Série A. A Raposa ainda amargou sua derrota consecutiva e ocupa o oitavo lugar, com 20 pontos. Já o Criciúma alcançou os 16 pontos e assumiu a 12ª colocação, com dois jogos ainda por fazer.
Agora, os dois times retornam aos gramados já neste domingo, com jogos pela 15ª rodada do Brasileirão. O Cruzeiro recebe o Corinthians, às 16h (de Brasília), no Mineirão, enquanto o Criciúma visita o Vitória, às 18h30, no Barradão.
O jogo
A primeira oportunidade do jogo apareceu logo no primeiro minuto. Arthur Gomes conduziu em velocidade e invadiu a grande área, mas pegou mal na bola e bateu para fora.
Foi aos seis minutos que a Raposa teve mais uma grande oportunidade de abrir o placar. Matheus Pereira serviu Arthur Gomes do lado esquerdo da grande área, mas o camisa 11 chutou em cima da marcação.
Com 10 minutos no relógio, foi a vez do Criciúma responder. Bolasie conseguiu linda jogada individual na ponta direita, limpou a marcação e chutou forte na direção do gol. O goleiro Anderson fez grande defesa e evitou o gol catarinense.
Aos 16 minutos, o Cruzeiro quase abriu o marcador. Matheus Pereira cobrou falta para dentro da área e a zaga do Criciúma rebateu mal. A bola bateu em Bolasie e sobrou com Zé Ivaldo na pequena área. O zagueiro até conseguiu chutar com a ponta do pé, mas o goleiro Gustavo ficou com ela.
Com 36 minutos, o clube mineiro chegou em tentativa de fora da área. Romero arriscou finalização com força, porém o goleiro Gustavo fez a defesa tranquila.
Aos 44 minutos, o Cruzeiro chegou com perigo novamente. Lucas Silva ficou com a bola do lado esquerdo da grande área. O volante bateu rasteiro no gol, mas parou em defesa de Gustavo.
No entanto, quem inaugurou o placar foi o Criciúma. No primeiro minuto do segundo tempo, Marcelo Hermes alçou bola na área e, em bate e rebate, a bola ficou com Claudinho. O jogador finalizou cruzado e o chute serviu como um cruzamento para Bolasie, que estava na segunda trave e completou para o fundo das redes.
Com 21 minutos da etapa final, a Raposa voltou a assustar os donos da casa. Gabriel Veron encontrou bom passe para Barreal. O argentino invadiu a grande área pela esquerda e bateu para o gol, obrigando Gustavo a espalmar para escanteio.
Com 31 minutos no relógio, o Cruzeiro desperdiçou uma oportunidade de ouro para deixar tudo igual. Robert enfiou bola para Vitinho. O camisa 22 adentrou a grande área e ficou cara a cara com Gustavo, mas pegou muito embaixo da bola e mandou o chute no travessão.
Um minuto depois, o Criciúma teve a chance de abrir 2 a 0. Kaiki perdeu na intermediária e Allano recuperou para o Tigre. O atacante arrancou e bateu na saída de Anderson, mas o goleiro cruzeirense levou a melhor no lance e salvou sua equipe.
Já nos acréscimos, Allano, atacante do Criciúma, recebeu o segundo cartão amarelo em menos de cinco minutos e foi expulso. Apesar da pressão cruzeirense, o Tigre conseguiu segurar o resultado e saiu com os três pontos.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 1 X 0 CRUZEIRO
Data: 3 de julho de 2024, quarta-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
GOLS: Bolasie, no 1º minuto do 2ºT (Criciúma)
Cartões amarelos: Matheusinho, aos 5′ do 2ºT; Allano, aos 44′ do 2ºT (Criciúma) / Zé Ivaldo, aos 17′ do 1ºT; João Marcelo, aos 44′ do 2ºT (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Allano, aos 46′ do 2ºT (Criciúma)
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Higor Meritão), Walisson, Rodrigo e Miguel Trauco; Barreto, Ronald (Fellipe Mateus), Marcelo Hermes e Matheusinho (Newton); Eder (Arthur Caíke) e Bolasie (Allano).
Técnico: Cláudio Tencati
CRUZEIRO: Anderson; Palacios (Arthur Viana), Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Mateus Vital); Lucas Romero, Lucas Silva (Vitinho), Ramiro (Barreal) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Robert) e Gabriel Veron
Técnico: Fernando Seabra