O programa é realizado anualmente e proporciona aos selecionados a conhecer o Senado Federal em Brasília para aprender sobre o processo legislativa
As inscrições para o Programa Jovem Senador podem ser feitas até o dia 25 de março pelo site. As inscrições são gratuitas. Ao todo foram disponibilizadas 50 vagas e, para participar, o interessado deve fazer uma redação. O tema deste ano é “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.
A data também é o prazo final para as escolas encaminharem o texto de redação selecionado pelas secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. O Programa é realizado pelo Senado Federal e conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com apoio das Secretarias de Educação.
O Jovem Senador tem como foco proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. Visa ainda motivar nos estudantes a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania.
O programa é realizado anualmente e proporciona aos selecionados conhecer o Senado Federal em Brasília para aprender sobre o processo legislativo.
Os participantes devem ter no máximo 21 anos e estar matriculados no ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). Estudantes de escolas militares e escolas técnicas podem participar, desde que essas escolas façam parte da rede de ensino das secretarias estaduais de Educação.
A ficha de inscrição e a folha de redação estão disponíveis em senado.leg.br/jovemsenador