Em reunião realizada na noite de ontem, a presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Wânia Dantas, segundo apurou o A TRIBUNA, teria cobrado da secretária municipal de Saúde, Ione Rodrigues, providências para as queixas dos cirurgiões dentistas do município sobre as condições precárias de trabalho para o atendimento da população e, também, de que muitos deles estariam sendo vítimas de assédio moral por parte da superintendente da Saúde Bucal, Neuzeli Fuza. Aliás, Wânia Dantas também teria pedido a exoneração da servidora do cargo.
Segundo uma fonte do A TRIBUNA, a secretária Ione teria se comprometido a resolver os problemas relatados pela presidente do CRO.
“Tudo o que foi colocado pelo CRO a secretária e toda a equipe da gestão que estava lá se comprometeram a resolver. Além disso, pediu para que o Conselho sempre estivesse presente no município, auxiliando e dando ideias, pois a rede é muito ampla. Por isso, gostariam de ter orientações mais próximas do CRO”, disse a fonte.
Além da secretária Ione, a reunião contou com a presença da coordenadora de saúde bucal, Neuzeli Fuza, que teria “entrado muda e saído calada” do encontro, mesmo diante do CRO direcionando as denúncias de assédio moral contra cirurgiões dentistas do município para ela.
Ainda estiveram presentes na reunião a secretária municipal de Gestão de Pessoas, Carla Carvalho; o procurador-geral do Município, Rafael Santos de Oliveira; o líder da bancada do prefeito, vereador Reginaldo Santos (PSB); e a vereadora Marildes Ferreira (PSB), que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Um dentista de carreira do município, Luciano Neto, também participou.
Com quase duas horas de duração, a reunião foi realizada na secretaria municipal de Saúde e aconteceu após a presidente do CRO ter cobrado providências para as denúncias apresentadas pelos cirurgiões dentistas e que, na semana passada, quando esteve em Rondonópolis, tentou se reunir, tanto com o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) como também com a secretária Municipal de Saúde, Ione Rodrigues, para tratar do assunto, mas não conseguiu agenda.
A presidente do CRO, que estava acompanhada de alguns dos delegados, teria feito na reunião a explanação de todas as denúncias que o Conselho recebeu por meio da ouvidoria e outros canais
Segundo a fonte, entre as denúncias que foram relatadas na reunião, estaria a suposta ordem para que materiais descartáveis fossem esterilizados para serem reutilizados.
“Falou isso (reúso de materiais recicláveis) e de outras denúncias de uma maneira geral, sem apresentar muitos detalhes, para não expor ninguém. Mas, ela disse claramente que profissionais nomeados estariam sofrendo coação para seguir o que foi determinado pela superintendente”, disse a fonte, acrescentando que foi ressaltada ainda a necessidade de se realizar concurso público para a área, já que hoje a maioria dos profissionais não é de carreira.
Também observou a importância da coordenação da saúde bucal ser comandada por alguém da área de odontologia. Neuzeli, atual superintendente, por exemplo, é professora aposentada.
“Ione até disse que vai montar uma comissão de dentistas para auxiliar no processo de compra de materiais que serão feitas”, comentou a fonte.
Um encontro da presidente do CRO com o prefeito Zé Carlos do Pátio deve acontecer ainda hoje, no Palácio da Cidadania.
Fonte: atribunamt.com.br