O Palmeiras enfim se manifestou sobre o caso Dudu. O clube, através de uma nota divulgada nas redes sociais, confirmou que o atacante se apresentou na Academia de Futebol neste domingo, treinou e teve uma conversa com o técnico Abel Ferreira. No sábado, o Cruzeiro anunciou um acordo para a contratação do jogador.
A situação de Dudu, neste momento, é indefinida. Conforme apurou a Gazeta Esportiva, o camisa 7 está repensando a ida ao Cruzeiro.Nos últimos dias, o jogador havia pedido à diretoria do Palmeiras para ser negociado. Ele recebeu uma oferta considerada irrecusável do Cruzeiro. A proposta contemplava um longo tempo de contrato e um salário maior do que ele ganha atualmente no Verdão.
Em respeito à vontade do atleta, o Alviverde topou negociar com o clube mineiro e aceitou a oferta no sábado. No mesmo dia, o Cabuloso anunciou o acordo.
O anúncio do Cruzeiro, porém, foi considerado prematuro, uma vez que não havia nada assinado (havia apenas o aceite do Alviverde à oferta). A reportagem apurou, inclusive, que a publicação surpreendeu até mesmo funcionários do Palmeiras. O texto publicado pelo time de Belo Horizonte dizia que o jogador era aguardado na próxima semana para “realizar exames médicos e assinar contrato”.
Ainda durante o sábado, membros da Mancha Verde, principal organizada do Palmeiras, foram à casa de Dudu e pediram explicações. Diante da repercussão e do anúncio antecipado do Cruzeiro, o atacante passou a reavaliar a decisão.
Em meio à indefinição do caso, o Palmeiras, a pedido do departamento de futebol, optou por não relacionar o jogador para a partida desta segunda-feira, contra o Atlético-MG. A bola rola às 20h30 (de Brasília), em Belo Horizonte, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Em nota, o Alviverde ainda afirmou que “Dudu é atleta do clube e tem contrato vigente até o fim de 2025”.
Na noite de sábado, o CEO de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, deu entrevista à Rádio Itatiaia e alegou que Dudu procurou o clube mineiro em busca de “novos ares”. O dirigente disse não acreditar em uma reviravolta e que a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, estava ciente e “firme” com o negócio.
“Na tarde de hoje, depois de alguns dias de conversa, chegamos a esse acordo. O Cruzeiro tomou todo o cuidado antes de fazer qualquer anúncio. Perguntamos ao Palmeiras, o Dudu disse que estava de acordo. Temos o documento assinado pelo Palmeiras do aceite. O Cruzeiro respondeu o Palmeiras que está tudo ok. O advogado do Dudu já deu ok, o empresário dele também. O Dudu já me deu o ok várias vezes por telefone. Está marcada a vinda dele para fazer exames médicos, autorizada pelo Palmeiras. O Palmeiras nunca procurou o Cruzeiro para nada, o Dudu que procurou o Cruzeiro falando sobre o desejo de novos ares. Há poucos minutos conversei com a Leila, ela se mostrou muito firme, disse que não volta atrás. Cabe agora a gente aguardar o Dudu para fazer exames médicos. É o que vamos fazer”, declarouFormado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu pode voltar a vestir a camisa celeste após 13 anos, caso a transferência se concretize. Lá, ele iria reencontrar o dirigente Alexandre Mattos, peça fundamental para a sua vinda ao Palmeiras, em 2015.
O atacante ainda não entrou em campo neste ano em virtude de uma grave lesão no joelho, sofrida ainda em 2023. O jogador chegou a ser relacionado para o jogo contra o Vasco, na última quinta-feira, no Allianz Parque. Contudo, ele não foi utilizado pelo técnico Abel Ferreira. A torcida alviverde ovacionou o atleta de 32 anos quando foi anunciado que ele estaria no banco de reservas.
Ídolo do Palmeiras, Dudu vem em sua quarta temporada consecutiva pelo clube alviverde. Ele defende o time desde 2015, mas foi emprestado ao Al Duhail, do Catar, em 2020.
Ao todo, o jogador, que também passou por Coritiba, Dínamo de Kiev e Grêmio, conquistou 12 títulos pelo Palmeiras: Copa do Brasil (2015), Campeonato Brasileiro (2016, 2018, 2022 e 2023), Copa Libertadores (2020 e 2021), Paulistão (2020, 2022 e 2023), Recopa Sul-Americana (2022) e Supercopa do Brasil (2023).
Até o momento, Dudu ainda não se manifestou publicamente sobre o tema.
Veja abaixo, na íntegra, o comunicado publicado pelo Palmeiras:
“O atacante Dudu se apresentou para o treino deste domingo (16) na Academia de Futebol e teve uma conversa com o técnico Abel Ferreira. A pedido do Departamento de Futebol, o atleta não foi relacionado para a viagem a Belo Horizonte (MG), onde o Palmeiras enfrenta amanhã o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Dudu é atleta do clube e tem contrato vigente até o fim de 2025”
Fonte: gazetaesportiva.com