MT: EDUCAÇÃO INFANTIL: Estado recupera índice de alfabetização do período pré-pandemia

MT:  EDUCAÇÃO INFANTIL:   Estado recupera índice de alfabetização do período pré-pandemia
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Em MT, 55% dos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental na rede pública de ensino estão alfabetizados

As matriculas serão realizadas no período de 5 a 8 deste mês.

Mato Grosso recuperou e, até superou, o patamar de alfabetização infantil do período pré-pandemia.

De acordo com o novo Índice Criança Alfabetizada, do Governo Federal, 55% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental na rede pública de ensino estão alfabetizados.

Em 2019, esse percentual estadual era de 52% e despencou para 22%, em 2021, depois de mais de um ano de restrições por causa da covid-19.

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No entanto, numa escala de 1 a 5, Mato Grosso registra o nível 2 de alfabetização.

Para este ano, a meta estadual é alcançar 59% e, avançar gradativamente, até atingir mais de 80% em 2030.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização deve se iniciar no 1º ano do fundamental, por volta dos 6 anos.

Espera-se que a alfabetização integral seja finalizada até o 2º ano do fundamental.

Os dados foram apresentados no 1º relatório de resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado na terça-feira (28), pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Mauro Mendes e demais representantes dos estados brasileiros, no Palácio do Planalto.

Criado no ano passado, o índice é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e substitui o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para padronizar a avaliação e medir a alfabetização infantil no país.

A média nacional é de 56%.

O indicador pode ser calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023, tendo contado com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.

Na avaliação geral, Mato Grosso, que estava em 20º lugar, teve o 3º melhor avanço, dentre todas as unidades da Federação.

“Nossos robustos investimentos na educação tem sido cruciais para essas conquistas. São escolas novas e reformadas, material didático de ponta, notebooks, chromebooks, TVs Smart, intercâmbio, premiação a alunos e professores, e várias outras iniciativas que estão impulsionando o avanço da educação pública em Mato Grosso”, afirmou Mendes.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto entende que o bom desempenho é fruto dos compromissos estabelecidos pelo Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a rede estadual de ensino entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no país até 2032.

“Mato Grosso tem compromisso com a alfabetização, pois a capacidade de ler e escrever é um fator importante na vida das crianças”, afirmou.

Para atingir o objetivo, em 2021, a Seduc lançou o “Alfabetiza MT” como ação fundamental para recuperar a alfabetização no pós-pandemia.

A iniciativa busca identificar e trabalhar as dificuldades dos estudantes de forma personalizada, fortalecer a gestão escolar e capacitar os docentes.

Fonte:  diariodecuiaba.com.br


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