Lady viveu no Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa (PB), sendo transferida para Mato Grosso em 2019
A elefanta Lady, 52 anos, morreu na noite de quarta-feira (15), no Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães (65 km ao Norte de Cuiabá).
O anúncio foi feito na quinta-feira (16) pela instituição, em suas redes sociais.
Leia também:
Estado tem estabilidade na incidência de dengue, afirma a Saúde
Conforme o SEB, Lady “foi humanamente eutanasiada depois de se deitar e não demonstrar qualquer interesse em levantar-se novamente”. “Antes de se deitar, parte de sua rotina era receber analgésicos três vezes ao dia”.
“Uma pessoa da equipe estava com ela, às 22 horas de segunda-feira (13) e, ela estava parada ao lado da grande e linda árvore no primeiro recinto do habitat para machos asiáticos”, relata.
Lady viveu no Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa (PB), sendo transferida para Mato Grosso em 2019.
O animal sofria com doença inflamatória nas patas há pelo menos duas décadas, além de outras comorbidades.
Em nota, o SEB conta que ainda, durante toda a terça-feira (14), Lady foi monitorada e continuou recebendo analgésicos, mas não houve alteração em seu estado.
Na manhã de quarta-feira, toda a equipe veterinária esteve na área e, após avaliações, constatou-se que ela “parecia ter parado de lutar e estava pronta para partir”.
O texto cita ainda o comportamento único que Lady tinha.
O corpo dela será colocado para descansar fora do limite do santuário, levando em conta que a elefanta sempre olhava com curiosidade para as colinas, vale ou clareira gramada.
Com a morte de Lady, a área fica habitada pelas elefantas Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina.
Fonte: diariodecuiaba.com.br