A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) concluiu um treinamento do Programa Nacional de Gestão de Custos em Saúde (PNGC) do Ministério da Saúde, implementado em 2023 com o objetivo de aprimorar a administração de recursos e o controle de gastos na Saúde Pública.
O programa permitirá que os gestores conheçam, de forma ágil e eficiente, o custo total mensal de cada unidade de saúde e seus setores, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, laboratório e outros serviços. A ação possibilita uma base sólida para as decisões administrativas e estratégicas nas unidades de saúde.
A implementação do Programa Estadual de Gestão de Custos em Saúde (PEGC) em Mato Grosso foi normatizada pela Portaria nº 892/2023, com a adesão de 24 unidades de saúde no estado, abrangendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas
Como parte da 3ª etapa do Programa Estadual de Gestão de Custos em Saúde (PEGC) em Mato Grosso, a equipe do Ministério da Saúde conduziu, de 6 a 10 de maio de 2024, na Escola do Poder Judiciário, o treinamento do Sistema ApuraSUS.
Na ocasião, participaram técnicos e gestores dos níveis estadual, municipal e da rede privada de 21 unidades de saúde que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. No total, 50 pessoas foram capacitadas em duas turmas.
“A conclusão desta etapa é essencial para a gestão estadual, permitindo que as unidades de saúde treinadas iniciem o gerenciamento de seus custos através do Sistema ApuraSUS e possibilitando o aprimoramento da gestão e do financiamento do SUS em Mato Grosso”, concluiu o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo.
Fonte: saude.mt.gov.br