Nos últimos dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS tem percebido um grande aumento na demanda por atendimentos nas UPAs da capital. Segundo um estudo realizado pelo diretor clínico da UPA Pascoal Ramos, Roney Damasceno, o número de atendimentos a cada plantão (12h) dobrou em todas as unidades, saltando de cerca de 200 para 400 pacientes. Para resolver esta situação, a SMS fará a contratação de novos médicos, por meio de dois processos seletivos, cujas inscrições começam nesta sexta-feira (03).
Esta alta na demanda por atendimentos pôde ser percebida nesta quinta-feira (02) na UPA Verdão, que, mesmo com 5 clínicos gerais e 2 pediatras realizando os atendimentos, registrou uma superlotação de pacientes aguardando para serem atendidos.
De acordo com o estudo apresentado pelo dr. Roney, Cuiabá está enfrentando dois surtos neste momento: um de bronquiolite (doença respiratória) e outro de gastroenterite e diarréia. Ambas as doenças são causadas por vírus, o que causa uma alta disseminação entre a população, e, consequentemente, aumento na procura por atendimento médico.
Com o impedimento jurídico da SMS em realizar contratações diretas, foi lançado o edital de seleção simplificado Nº 001/SMS/2024, que visa à contratação temporária de médicos e cirurgiões dentistas para atender a rede municipal. Esse seletivo terá as inscrições abertas nesta sexta-feira (03) através do endereço eletrônico http://provimentoprefeitura.cuiaba.mt.gov.br:8080/seconcurso/com.secon.wsite .
Além disso, a SMS lançou nesta quinta-feira (02), um novo edital para o Processo de Seleção Simplificada Nº 002/SMS/2024, visando a contratação temporária de médicos para as unidades de saúde. Neste processo, serão analisados os documentos exigidos e, estando em conformidade com o edital, os médicos terão contratação imediata. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do endereço de e-mail ctpd.sms@cuiaba.mt.gov.br, de forma gratuita, também a partir desta sexta-feira (03).
ROBERTA PENHA Prefeitura Cuiabá